InícioAmapáGoverno do Estado inaugura laboratório de informática para alunos em regime socioeducativo

Governo do Estado inaugura laboratório de informática para alunos em regime socioeducativo

Medida usa educação tecnológica como ferramenta de transformação social

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 8, dois laboratórios do projeto “Educação Tecnológica para Adolescentes em Medida Socioeducativa”. O resultado é uma parceria com a Central de Garantias e Execução de Penas Alternativas, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que destinou recursos para as implantações no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein) e no Núcleo de Internação Feminina.

A iniciativa tem como foco principal ampliar o acesso à educação tecnológica como ferramenta de transformação social, aprendizado e reintegração para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A estrutura moderna e bem equipada dos laboratórios proporciona oportunidades reais de aprendizado e qualificação profissional.

Equipamentos vão auxiliar no processo de ressocialização
Diretor-Presidente Luís Eduardo Garcez

“Essa inauguração representa um marco importante no fortalecimento das políticas de socioeducação. A tecnologia é um meio poderoso para ampliar horizontes e permitir que esses jovens escrevam uma nova história”, disse o diretor-presidente do Cesein, Luís Eduardo Garcez.

Com acesso às tecnologias da informação, os participantes podem melhorar o nível de escolaridade, aprender a utilizar ferramentas digitais e participar de cursos profissionalizantes, preparando-se para o mercado de trabalho.

Carlos Leite Gerente do CESEIN

“Conseguimos oferecer um ambiente de inclusão e crescimento pelos laboratórios. Aqui, os adolescentes terão acesso a ferramentas que muitos nunca tiveram oportunidade de usar, o que faz toda a diferença no processo de ressocialização”, afirmou o gerente do Cesein, Carlos Leite.

O projeto também busca combater a exclusão social e o preconceito enfrentado por esses jovens, oferecendo a chance de reconstruir trajetórias e se reintegrar como cidadãos ativos e produtivos.  

“Este projeto vai muito além da inclusão digital. Ele representa uma oportunidade concreta de transformação na vida dos adolescentes. Quando oferecemos acesso à educação tecnológica, estamos mostrando que acreditamos no potencial de cada um deles para reescrever suas histórias”, destacou a pedagoga do Tjap, Janete Paiva.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

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