InícioAmapáGoverno do Estado capacita agentes da Segurança Pública na 3ª edição do...

Governo do Estado capacita agentes da Segurança Pública na 3ª edição do Curso de Operações Policiais da PC do Amapá

Determinação dos servidores marcou a cerimônia de formatura nos agentes da Segurança Pública do Amapá no III COP

Com base no fortalecimento tático e operacional das forças de Segurança Pública do Amapá, o Governo do Estado, promoveu nesta segunda-feira, 7, a formatura de 8 agentes na terceira edição do Curso de Operações Policiais (III COP), coordenado pela Polícia Civil. Foram formados 7 policiais civis e um policial penal. 

O III COP iniciou com 34 alunos e teve a duração de 30 dias, sistematizado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core-PC). O certame teve objetivo de qualificar os policiais nos aspectos físicos, táticos, psicológicos e intelectuais para atuarem com habilidade e expertise em missões de alto risco, empregando táticas e técnicas adotadas internacionalmente por diversas unidades de operações especiais pelo mundo.

Cézar Vieira, delegado-geral de Polícia Civil

“Nessa política de investimento do Governo do Estado na Segurança Pública, formamos esses servidores que agora estão aptos a ingressar na Core para o combate à criminalidade. O objetivo foi prepará-los emocionalmente e psicologicamente, além das técnicas policiais para entregar uma melhor segurança ao cidadão amapaense”, explicou Cézar Vieira, delegado-geral da Polícia Civil do Amapá.

O curso contou com instrutores especializados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Federal e Exército Brasileiro, garantindo um treinamento multidisciplinar e de excelência, evidenciando a marca da atual gestão, que é a integração entre as forças de defesa do cidadão. 

O III  Curso de Operações Policiais (COP) iniciou com 34 alunos e teve a duração de 30 dias

A capacitação policial se destacou ainda pela troca de experiências entre forças de segurança de diferentes regiões do país, contando com a participação de profissionais dos estados do Mato Grosso, Goiás e Pará.

José Neto, secretário de Segurança Pública do Amapá

“São oito integrantes da Segurança Pública que estão muito mais capacitados e habilitados para fazer o enfrentamento à atuação das organizações criminosas. O curso está dentro das principais ações políticas do governador Clécio Luís, que se reflete no enfrentamento ao crime, a valorização e capacitação dos servidores e o trabalho integrado das forças”, destaca José Neto, secretário de Estado da Segurança Pública.

Entre as metas do treinamento se destacam:

  • Desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão sob pressão;
  • Preparação para o combate às facções criminosas;
  • Aprimoramento no uso de tecnologias em operações policiais;
  • Desenvolvimento de habilidades de negociação em situações de crise e treinamento para situações de crise e desastres naturais.

“Temos aqui os melhores dentre dezenas de tentantes com suas integridades físicas preservadas e prontos para a parte operacional, que é complicada e exige muita dedicação, mas saliento que todos estão em condições de atuar e ajudar no que puder a sociedade do nosso estado”, garantiu o delegado Abraão Trani, coordenador da Core-PC e do III COP.

O curso contou com instrutores especializados das Polícias Militar, Penal, Federal, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro

Prontos para atuar

Entre os formandos, o único policial penal, concluinte do III COP, Melky Gama, está na profissão há 12 anos e relata a importância de concluir o curso, pois, além de contribuir diretamente com a segurança da sociedade, o servidor pretende ser um multiplicador de conhecimentos dentro do sistema prisional.

Policial penal, Melky Gama, formando do III COP

“É um conhecimento grandioso que eu levo para a minha instituição, onde com certeza vou estar aprimorando, dentro da doutrina do sistema prisional as técnicas aprendidas com a Polícia Civil do Amapá e com as demais forças que deram instrução neste curso. Para nós, policiais penais é de extrema importância participar dessas capacitações ministradas pela Segurança Pública”, frisou Gama.

Ithalo Macedo, agente da Polícia Civil do Amapá

O agente da Polícia Civil, Ithalo Macedo reforça a oportunidade de conhecer novas técnicas para aprimorar o trabalho durante a capacitação: “Esse curso demonstra a importância da Core no enfrentamento às organizações criminosas. Foi um curso muito intenso, com as instruções na prática do que vamos precisar para atuar contra a criminalidade em todo o Amapá”, finalizou.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA