InícioAmapáBloco 'A Banda' homenageia história de ícones do Amapá com tradicionais bonecos...

Bloco ‘A Banda’ homenageia história de ícones do Amapá com tradicionais bonecos gigantes nas ruas de Macapá

Bonecos gigantes na concentração do bloco ″A Banda″, em Macapá

O maior bloco popular do Norte do Brasil, “A Banda”, vai mais uma vez passar pelas ruas da capital amapaense nesta terça-feira de Carnaval, 4, com os seus tradicionais bonecos gigantes. As figuras, com metros de altura, fazem referência à personalidades que fizeram parte da história do Amapá. 

Durante a programação apoiada pelo Governo do Estado, dez bonecos serão guiados pelo percurso tradicional já conhecido pelos foliões. Entre as homenagens, estão a “Chicona”, que recebeu esse nome em homenagem a uma enfermeira conhecida da década de 1960; Anhanguera, que homenageia um antigo folião da programação, chamado Wanderlei; mestre Sacaca; Alice Gorda; professor Antônio Munhoz; Iracema Carvão Nunes, esposa de Janary Nunes, o primeiro governador do Amapá.

Neste ano, integra o grupo de bonecos um dos fundadores da Banda, José Figueiredo de Souza, o Savino, que faleceu em 2024 e será homenageado pela organização. Outros bonecos também homenageiam demais membros, como o brincante e engenheiro Léo Platon, o idealizador do bloco, Amujacy, e o conselheiro d’A Banda, Arimatéia.

Estruturas são guiadas durante o percurso tradicional em homenagem aos ícones históricos do Amapá

Vistoria e Segurança

Como parte das medidas preventivas adotadas pelo Governo do Estado para garantir a segurança dos foliões e participantes do bloco “A Banda”, nesta terça-feira, 4, o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP), realizou a vistoria técnica nos trios elétricos que serão utilizados no tradicional evento carnavalesco.

Para garantir o bom andamento do desfile, que este ano está na 60ª edição, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reforça o planejamento operacional com mais 470 agentes que trabalharão mantendo a segurança das cerca de 200 mil pessoas que devem acompanhar o trajeto. A estimativa é da Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos, responsável pelo evento, que é considerado um dos maiores blocos de carnaval de rua do Norte do Brasil.

Vistorias garantem a segurança dos foliões no evento tradicional

Conheça os bonecos e os homenageados:

  • Amujacy Borges de Alencar, um dos fundadores da Banda;
  • Léo Platon, engenheiro responsável por importantes projetos construídos no Amapá;
  • Antônio Munhoz, professor que se dedicou durante quase 60 anos à educação, à poesia, à música e história do Amapá;
  • Alice Gorda, a eterna Rainha Momo do carnaval;
  • Mestre Sacaca, Rei Momo do carnaval por muito tempo e saudoso curandeiro, Raimundo dos Santos Souza, conhecido na região como “Sacaca”, foi uma uma figura que se inspirou nas florestas do Amapá, para ajudar as pessoas com remédios naturais;
  • Chicona, enfermeira muito conhecida na década de 1960, no Amapá;
  • Ari, boneco que faz Arimatéia, que foi um conselheiros do bloco;
  • Iracema, uma homenagem à primeira dama do Território Federal do Amapá, Iracema Carvão Nunes, esposa do primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes;
  • Wanderlei, uma condecoração a um dos integrantes dA Banda;
  • José Figueiredo de Souza, o Savino, o mais novo integrante do grupo, que foi um dos idealizadores do bloco, e faleceu em 2024.
Banda sai às ruas de Macapá nesta terça-feira, 4

ÁREA: Cultura

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA