InícioAmapáGoverno do Amapá garante atendimento rápido contra assédio no Carnaval do Meio...

Governo do Amapá garante atendimento rápido contra assédio no Carnaval do Meio do Mundo 2025 

Agentes de segurança pública atuam junto à campanha “Não é Não” para combater abusos e violência contra mulheres durante o Carnaval

Toques não autorizados, beijos forçados e até abusos mais graves serão combatidos durante toda a programação do Carnaval do Meio do Mundo no Amapá com a campanha do Governo do Estado, “Não é Não”, que reforçou medidas para garantir um ambiente seguro, especialmente para as mulheres.

Fazendo parte da iniciativa, a Polícia Civil (PC-AP), está com atendimento contínuo com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) dentro da carreta da Defensoria Pública, no Sambódromo de Macapá, oferecendo serviços policiais e multiprofissionais para orientações e acolhimento, especialmente para as mulheres. O objetivo é coibir crimes de violência e importunação sexual para possíveis vítimas.

Delegada Ana Maria Rabelo

“Estamos atuando com uma equipe multiprofissional com servidores dos órgãos de atendimento à mulher, como o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Importante ressaltar que, caso alguma mulher precise de orientação ou se sinta constrangida, violentada de alguma forma, pode se dirigir até a carreta e registrar a ocorrência ou obter informações adicionais, para que ela vivencie o carnaval mais seguro e se sentindo protegida e amparada”, esclarece a delegada Ana Maria Rabelo.

A delegada lembra, ainda, que se a mulher se sentir coagida e violentada, a denúncia pode ser feita a qualquer profissional da segurança pública que esteja atuando no policiamento no Sambódromo, pois todos estão aptos a indicar os trâmites para o registro da ocorrência e intervir em casos extremos.

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher funciona dentro da carreta da Defensoria Pública, no Sambódromo de Macapá

Carnaval do Meio do Mundo

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA