InícioDISTRITO FEDERALVai de Graça: Assinado decreto que institui gratuidade no transporte público aos...

Vai de Graça: Assinado decreto que institui gratuidade no transporte público aos domingos e feriados

O governador Ibaneis Rocha assinou nesta sexta-feira (28) o decreto que institui a gratuidade no transporte público do Distrito Federal aos domingos e feriados. Chamado de Vai de Graça, o programa começa a valer no Carnaval, a partir de sábado (1º), até as 23h59 de terça-feira (4), e vale para ônibus e metrô. A iniciativa foi anunciada pelo chefe do Executivo para valorizar a população e fortalecer o comércio, a economia e o turismo na capital.

“Assino o decreto que já vai garantir durante o Carnaval a gratuidade do transporte e a partir daí todos os domingos e feriados também. Exatamente para incentivar o turismo e para que as pessoas possam visitar as igrejas”, destacou Ibaneis Rocha. “Quero dizer que isso é um trabalho conjunto e só foi possível graças ao trabalho do Ney Ferraz, [secretário de Economia] que tem tratado a questão financeira; do Zeno Gonçalves [transporte e mobilidade]; à organização jurídica do Gustavo Rocha [Casa Civil]; e a Ana Paula Habka [comandante da PMDF] à frente desse processo de segurança”, acrescentou o governador ao citar os participantes da agenda em seu gabinete.

Ibaneis Rocha ressaltou que a medida da gratuidade no transporte público aos domingos e feriados incentiva o turismo e a economia | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Além das linhas regulares de ônibus que atendem a capital, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está com uma programação especial de horários e itinerários para facilitar o deslocamento dos passageiros até os blocos e festas. Haverá reforço na frota e na quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão, após o encerramento dos eventos. Vale lembrar que, por não haver cobrança de passagem nos ônibus e no metrô, não serão aceitos cartões de débito e crédito.

Zeno Gonçalves explica que o usuário poderá entrar pela porta da frente dos ônibus e desembarcar pelas demais portas

“Orientamos que todos os usuários que tenham Cartão Mobilidade ー qualquer cartão, seja Passe Livre Estudantil, Vale Transporte, Mobilidade, PcD, Idoso ー levem e eles vão poder passar na catraca com zero débito. Ou seja, vai estar liberado. Quem usa cartão de débito e crédito ou QR Code, é só chegar e pedir para o cobrador e ele vai liberar a entrada. O acesso ainda continua pela porta da frente e o desembarque pelas demais portas”, esclareceu o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

“A gratuidade demonstra o nosso compromisso com a população do DF, que poderá se deslocar nos dias de folga e aproveitar as inúmeras possibilidades que a cidade oferece”

Celina Leão, vice-governadora

“A gratuidade demonstra o nosso compromisso com a população do DF, que poderá se deslocar nos dias de folga e aproveitar as inúmeras possibilidades que a cidade oferece. Além de ampliarmos o acesso ao lazer, incluindo a população mais vulnerável, a medida vai impulsionar a economia com mais pessoas circulando pelo DF. Assim, a gente proporciona mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico para a nossa cidade”, defendeu a vice-governadora Celina Leão.

Como vai funcionar?

Para garantir o transporte gratuito, o passageiro poderá utilizar o Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca. Já os cartões de crédito e débito e a modalidade Pix não serão aceitos.

O Vai de Graça visa oferecer transporte público gratuito, incluindo BRT e Zebrinhas, para incentivar o uso dos ônibus e reduzir a dependência do transporte individual e promover a inclusão social.

Para tirar o projeto do papel, o Governo do Distrito Federal subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano

Para tirar o projeto do papel, o Governo do Distrito Federal subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano. Cabe lembrar que os ônibus do Entorno não entram na programação da gratuidade por serem controlados pelo governo federal.

Programação para ônibus

Sábado (1º) → tabela horária de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

Domingo (2) → horários de domingo com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

Segunda (3) → programação de dia útil com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

Terça (4) → tabela horária de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

Quarta (5) → programação de dia útil com reforço no período das 11h às 13h, em função do início de expediente às 14h nas repartições públicas locais e federais

Programação para metrô

Durante todo o período de carnaval, o acesso ao Metrô-DF também será gratuito. O período de funcionamento de sábado (1º) até terça-feira (4) será estendido.

Sábado (1º) → das 5h30 à 1h
Domingo (2) → das 7h à 1h
Segunda (3) → das 5h30 à 1h
Terça-feira (4) → das 5h30 à 1h

Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após esse horário, entre 23h30 e 1h, apenas a Estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais funcionarão apenas para desembarque.

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA