InícioAmapáFundação de Saúde Amapaense garante emissão de documentos para pacientes na Unidade...

Fundação de Saúde Amapaense garante emissão de documentos para pacientes na Unidade Estadual de Internação, em Macapá

Parceira entre a Fundação de Saúde Amapaense e a Polícia Científica (PCA) garante que os pacientes possuam documentos

A falta de documentos básicos, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), Registro Geral (RG) e certidão de nascimento, ainda é uma realidade para muitos pacientes internados nos hospitais. Diante desse cenário, a equipe do Serviço Social da Unidade Estadual de Internação (UEI), gerida pela Fundação de Saúde Amapaense, do Governo do Estado, tem atuado para garantir o acesso a esses direitos fundamentais.

Em parceria com a Polícia Científica do Amapá (PCA), a UEI identifica pacientes sem documentação e encaminha os dados necessários para emissão do documento de identidade. Após análise, a equipe da PCA se desloca até a unidade para coletar digitais e validar as informações. 

Caso o documento seja emitido durante a internação, ele é entregue ao paciente ainda no hospital. Se não estiver pronto até a alta, o familiar responsável recebe orientações para retirá-lo na sede da PCA.

A UEI identifica pacientes sem documentação e encaminha os dados necessários para emissão do documento de identidade

“O Serviço Social da unidade acompanha os pacientes desde a chegada até a alta hospitalar, garantindo um atendimento humanizado e integral. No momento da admissão, é feito um acolhimento especial, com o preenchimento da ficha de anamnese social. Às vezes, o paciente chega aqui sem sequer uma certidão de nascimento ou uma carteira de identidade”, destacou Mylena Lima, responsável técnica do Serviço Social da UEI.

Além da regularização documental, a equipe também atua na articulação com redes de apoio para garantir o acompanhamento após a alta hospitalar. Quando necessário, os pacientes são encaminhados a serviços especializados, como:

  • Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), que presta atendimento médico e multiprofissional a quem necessita de cuidados em casa;
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que oferece serviços de assistência social básica para famílias em situação de vulnerabilidade;
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende indivíduos e famílias em situação de risco social, como vítimas de violência;
  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), voltado ao atendimento e acompanhamento de pessoas com transtornos mentais e outras necessidades relacionadas à saúde mental.

Todo esse suporte é assegurado conforme a necessidade de cada caso. A presença ativa do Serviço Social na UEI inclui visitas diárias aos pacientes internados, tanto na enfermaria quanto na UTI, garantindo um acompanhamento próximo e contínuo. O compromisso é proporcionar um atendimento humanizado, garantindo dignidade e direitos àqueles que mais precisam.

Todo o suporte é assegurado conforme a necessidade de cada caso

ÁREA: Saúde

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA