Em 2024, foram realizados cerca de 1,2 mil procedimentos de liberação do frênulo lingual na rede pública de saúde do Distrito Federal. Os dados são da Gerência de Odontologia da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do portal InfoSaúde-DF. O procedimento cirúrgico é indicado quando o “teste da linguinha” mostra que a membrana que conecta a língua ao assoalho bucal é curta ou rígida. Quando indicado, o procedimento traz benefícios para o desenvolvimento da musculatura e dos ossos da face, além de contribuir com a fala e facilitar a amamentação.
A cirurgiã-dentista Carmem Xavier explica que “o procedimento impacta positivamente na amamentação” | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
De acordo com a cirurgiã-dentista Carmem Xavier, que atua no pronto socorro odontológico do Hospital Regional do Gama (HRG), o efeito da cirurgia é imediato, principalmente para bebês com dificuldade na amamentação. “O procedimento impacta positivamente na amamentação. Às vezes, o bebê chega a perder peso por não conseguir mamar corretamente”, explica.
Segundo a especialista, a recuperação ocorre entre sete e 14 dias, e, logo após a cirurgia, o bebê já consegue mamar melhor. Embora não haja idade limite para a realização do procedimento, a recomendação é que seja feito o quanto antes para evitar problemas futuros no desenvolvimento muscular.
O casal Valéria da Costa e Antônio Jorge, que mora em Luziânia (GO), levou o filho Pedro para realizar a cirurgia no início deste mês. O diagnóstico foi feito após avaliação médica e da equipe do Banco de Leite do HRG. “No início, foi um susto, mas a equipe nos tranquilizou. A dentista explicou todo o procedimento e estamos felizes por termos esse serviço aqui. Agora, vamos para casa com tudo resolvido”, conta Valéria.

Valéria da Costa e Antônio Jorge vieram de Luziânia (GO) em busca do tratamento do pequeno Pedro: “Agora, vamos para casa com tudo resolvido”
Outro caso foi o do pequeno Joaquim Miguel, filho de Tamires Silva Rocha. Nascido em um hospital particular da Asa Sul, o bebê apresentava dificuldades na amamentação. Após a família buscar ajuda no banco de leite, foi constatada a necessidade da realização da correção do frênulo lingual. “A cirurgia ajudou muito na amamentação e a recuperação foi tranquila”, relata a mãe. Joaquim Miguel fez o procedimento no HRG com um mês de vida e voltou para avaliação da cirurgia, que foi considerada um sucesso.
Atendimento multiprofissional
A assistência odontológica na primeira infância desempenha um papel essencial na saúde, como explica Rafaela Gallerani, referência técnica distrital (RTD) de saúde bucal da atenção especializada da SES-DF. “Nos hospitais da Secretaria, as frenectomias em recém-nascidos são realizadas de forma integrada com equipes multiprofissionais, incluindo cirurgiões-dentistas, médicos, nutricionistas e fonoaudiólogos. Esse trabalho conjunto auxilia no aleitamento materno e na saúde do bebê, sempre que há indicação clínica”, destaca.
Além dos hospitais, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também realizam frenectomias, dentro das competências, levando em conta a complexidade do procedimento. As cirurgias também são oferecidas na atenção secundária, por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG). São os CEOs de Taguatinga, Paranoá, Ceilândia I, Asa Norte, Sobradinho, Guará, Gama, Planaltina e da Policlínica de Taguatinga.
Protocolo obrigatório
A Lei nº 13.002/2014, conhecida como Lei do Teste da Linguinha, dispõe sobre a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês e determina que a avaliação em recém-nascidos seja obrigatória em todas as maternidades e hospitais do país. O teste permite diagnosticar e tratar precocemente a anquiloglossia, caracterizada por uma fixação anormal do frênulo lingual, que pode limitar os movimentos da língua.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Agência Brasília