InícioAmazonasCorpo de Bombeiros participa do lançamento do projeto Resposta em Operações Integradas...

Corpo de Bombeiros participa do lançamento do projeto Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres

Projeto é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Foto: Divulgação/CBMAM

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) participou, nesta quinta-feira (13/02), do lançamento do projeto Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (RESPAD). Coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o projeto foi lançado em Brasília.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, que estava presente no lançamento, a iniciativa é fundamental porque promove, mais ainda, a integração com todo o país, além de contribuir para a troca de experiências entre as unidades do Corpo de Bombeiros.

“Isso consolida uma integração que já existe entre os Corpos de Bombeiros e, agora, com a participação do Governo Federal, fomentando e viabilizando, inclusive com aporte de recursos para garantir a maior mobilidade dos Corpos de Bombeiros dentro do Brasil”, afirmou o comandante-geral.

Promovendo a integração entre os Corpos de Bombeiro, Defesa Civil e forças de segurança, o projeto tem o objetivo de melhorar as respostas a desastres naturais e tecnológicos. Outras instituições responsáveis pela gestão de crises também fazem parte do projeto.

De acordo com o MJSP, o RESPAD cria uma força-tarefa composta por bombeiros de diferentes estados, que serão treinados, capacitados e nivelados de forma homogênea. Quando ocorrer um desastre, por exemplo, essas equipes serão acionadas, já que os bombeiros permanecerão treinando e operando em seus estados, sem que isso gere despesas adicionais.

O CBMAM, por determinação do governador Wilson Lima, tem atuado para ampliar sua atuação em todo o Amazonas. Entre os investimentos do CBMAM, em 2024, está o valor de R$ 21 milhões para a aquisição de 17 novas viaturas de combate a incêndio, que serão entregues no mês de maio deste ano. Também houve investimento na aquisição de equipamentos operacionais, ampliação da Sala de Situação e outros.

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA