Com a saúde como prioridade absoluta, imediata e inegociável, o Governo do Amapá comemora os avanços obtidos com a implantação do serviço de neurocirurgia 24 horas no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE), em Macapá, em setembro de 2024, que vem salvando vidas.
O novo serviço já realizou 94 procedimentos até o momento, sendo 85 entre setembro e dezembro de 2024 e outros 9 até quarta-feira, 15 de janeiro de 2025. Com o novo fluxo, pacientes com lesões neurológicas não precisam mais ser transferidos para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), como ocorria anteriormente.
“Estamos presencialmente com uma equipe 24 horas, que consegue dar um desfecho diferente para muitos casos. Muitos desses pacientes, se não fossem atendidos de imediato, eles evoluiriam a óbito. Sabemos que as doenças neurológicas são muito graves e muitas vezes deixam sequelas. Quanto mais rápido é o atendimento, menor o risco de morte e menos sequelas aos pacientes”, destacou o neurocirurgião Wanderson Dias, responsável técnico pelo serviço junto com a equipe multiprofissional do hospital.
A maioria dos pacientes apresentou casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico ou traumatismo crânio-encefálico (TCE). O diretor do Hospital de Emergências, Emanuel Martins, ressaltou que o fluxo de atendimento garante agilidade nos procedimentos cirúrgicos.
“O paciente é avaliado na entrada, exames de imagem são solicitados, e o especialista é acionado conforme a gravidade, permitindo que procedimentos cirúrgicos sejam feitos rapidamente. São, geralmente, pacientes que dão entrada vítimas de acidente automobilístico, que sofreram pancada na cabeça, que é o exemplo do traumatismo crânio-encefálico, ou que deram entrada com AVC e precisa realizar um procedimento de imediato”, explicou o diretor.
Martins destacou que, desde o início da gestão, o governador Clécio Luís tem investido fortemente na saúde, e isso é comprovado pelas cirurgias realizadas no HE. Em 2024, a unidade realizou mais de 6 mil cirurgias, incluindo 3,5 mil na área de ortopedia, além de cirurgias gerais, buco-maxilofaciais e neurocirúrgicas.
Os resultados têm sido reconhecidos pela população. Pacientes têm usado as redes sociais para elogiar o trabalho das equipes. Em uma das publicações, um pai fez elogios a um neurocirurgião do HE pelo sucesso da cirurgia descompressiva no cérebro do filho, que sofreu um traumatismo crânio-encefálico.
“A população já expressa sua satisfação e nos parabeniza pelo serviço, mas nosso compromisso é salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O serviço de neurocirurgia no HE é uma conquista da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado, que está transformando histórias e salvando vidas”, concluiu Wanderson Dias ao postar relato nas redes sociais.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá