InícioAmapá‘Papo com Artesão’: Governo do Amapá apresenta calendário de feiras de artesanato...

‘Papo com Artesão’: Governo do Amapá apresenta calendário de feiras de artesanato nacionais, estaduais e municipais em 2025

Calendário de feiras inclui eventos nacional, estadual e municipal

O Governo do Estado divulgou o calendário de participação do Estado em feiras de artesanato nacionais e estaduais durante 2025. A apresentação ocorreu na quinta-feira, 16, junto aos profissionais e mestres da arte durante o primeiro “Papo com Artesão”, na Casa do Artesão Amapaense, em Macapá.

O Amapá já tem presença confirmada em quatro feiras nacionais, como a Fenaba, em Salvador (BA), o Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP), a Fenearte em Olinda (PE) e a Feira de Artesanato da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). As feiras nacionais seguem diretrizes definidas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), de acordo com edital unificado e válido para todos os estados brasileiros.

“É importante que os artesãos que têm interesse em participar das feiras nacionais fiquem atentos aos editais de seleção que vamos lançar para inscrição. É necessário também que se cadastrem no Edital de Circulação da Secult, no segmento artesanato, para poderem ser atendidos com cachê de fomento para participação em feiras, sejam nacionais, estaduais ou municipais”, esclarece Ezequias Costa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

Artesãos amapaenses na reunião de apresentação do calendários de feiras de 2025 montado pelo governo do Estado
Artesão David Oliveira Campos, de 46 anos

O artesão David Oliveira Campos, 46 anos, participou da reunião e, com experiência em 6 feiras nacionais, elogiou o nível de organização e oportunidades criadas pelo Governo do Estado para atender o segmento.

“A gente fica satisfeito em observar a preocupação do governo em criar oportunidades para que a gente possa expor e comercializar nossas peças artesanais dentro e fora do estado. É uma forma da gente ganhar uma renda e fechar bons negócios com encomendas”, relatou.

Cronograma nacional e estadual

A primeira feira nacional é a 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato Bahia (Fenaba), que ocorrerá de 24 a 27 de abril, em Salvador (BA), com 8 vagas disponíveis. Os artesãos poderão, ainda, expor e comercializar seus produtos na 19ª edição do Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em São Paulo, de 21 a 25 de maio, também com 8 vagas.

O cronograma de feiras nacionais inclui ainda a participação do Amapá na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda (PE), de 9 a 20 julho, com 10 vagas oferecidas. Outro evento é a Feira de Artesanato da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está programada para acontecer em novembro no Pará, também com 10 vagas disponíveis aos artesãos amapaenses.

Com relação às feiras do Amapá, o calendário prevê a 2ª edição da Feira Estadual do Artesanato, de 19 a 22 de março, em frente à Casa do Artesão, com um total de 120 vagas; os 248 anos da Festa de São Tiago, na vila de Mazagão Velho, de 16 a 28 de julho, com 27 vagas; o Espaço Artesanato na 54ª Expofeira do Amapá, com 68 vagas; Feira do Artesanato do 3º Congresso Estadual dos Artesãos do Amapá, em Oiapoque, com 43 vagas; e o Feirão Natalino – edição 2025, de 18 a 21 de dezembro, com 43 vagas.

Este ano, quatro feiras nacionais já estão confirmadas com a participação de artesãos amapaenses
Artesãos amapaenses na reunião de apresentação do calendários de feiras de 2025 montado pelo Governo do Estado

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA