Comprometido em garantir inclusão e dignidade nos serviços de saúde, o Governo do Estado destacou o expressivo número de atendimentos realizados pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) em 2024. Foram 157.503 procedimentos ao longo do ano, beneficiando mais de 11 mil pacientes em todo o estado.
Com uma média mensal de 13 mil atendimentos, as ações garantiram a reabilitação biopsicossocial, física, auditiva e intelectual dos usuários com deficiência e necessidades específicas. Os projetos de maior impacto realizados em 2024 estão o Reabilita Amapá, O Mundo é Nosso e o Nirvana, que trazem abordagens inovadoras e resultados significativos.
“O nosso trabalho vai além do atendimento clínico. Ele envolve acolhimento, suporte emocional e ações integradas para garantir que os pacientes recuperem suas funcionalidades e voltem a participar ativamente da sociedade. Esses números refletem o empenho de toda a equipe e o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues.
Reabilita Amapá
Lançado oficialmente em abril de 2024, o Reabilita Amapá integra três iniciativas de concessão de materiais: aparelhos auditivos, bolsas de ostomia e adjuvantes, além de cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção. O objetivo do programa é proporcionar maior autonomia e independência aos usuários atendidos, contribuindo para sua inclusão social e qualidade de vida.
Entre os resultados alcançados, estão a distribuição de 545 aparelhos auditivos, 47.848 bolsas de ostomia e adjuvantes (37.618 bolsas de ostomia e 10.230 adjuvantes), 1.292 materiais de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, sendo 926 ofertados pelo SUS e 366 cadeiras de rodas doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um dos principais parceiros.
Projeto O Mundo é Nosso
O projeto O Mundo é Nosso atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias por meio de intervenções terapêuticas multiprofissionais em grupo. Desde a criação, já beneficiou 36 crianças, promovendo a autonomia funcional dos pacientes e contribuindo para a saúde física e mental.
O programa, que iniciou na atual gestão, visa capacitar as famílias e garantir que as crianças atendidas possam desfrutar de uma vida mais plena e digna. Em 2024, foram realizadas várias atividades de inclusão, proporcionando lazer, educação e cidadania.
Projeto Nirvana
Outra inovação do Creap foi a implantação do projeto Nirvana, que utiliza equipamentos interativos lúdicos com projeção de imagens para auxiliar na reabilitação de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos com dificuldades motoras ou cognitivas. A tecnologia busca potencializar os tratamentos, promovendo uma experiência mais dinâmica e eficiente para os pacientes.
Além disso, as obras da primeira oficina ortopédica que integra o Centro de Reabilitação do Amapá, entraram na fase final. A construção da unidade vai garantir um espaço para confecção e manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional, dentro do estado.
As ações do centro incluem fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros procedimentos específicos para reabilitação, sempre com o objetivo de atender às necessidades individuais dos pacientes.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá