A saúde mental é tema da campanha “Janeiro Branco”, que busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o equilíbrio emocional. Para dar início às atividades, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira, 10, uma palestra voltada aos profissionais da área.
Com o tema “Saúde mental e comunidade: fortalecendo laços para o bem-estar coletivo”, os profissionais e servidores tiveram um momento interativo para acolhimento e reflexão sobre as próprias emoções e cuidado com o próximo.
“Hoje nós estamos realizando essa programação voltada aos nossos servidores que estão cuidando da saúde mental da nossa população. Então é nosso dever também cuidar da saúde mental desses servidores que cuidam de outras pessoas”, disse a secretária adjunta de Assistência em Saúde, Cássia Klein.
A atividade também contou com serviços terapêuticos como quiropraxia, massagem e auriculoterapia realizados pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis). A psicóloga Zênia Gomes diz que a atividade faz com que os profissionais reflitam também em como estão cuidando da própria saúde.
“Hoje estamos aqui, nesse momento de reflexão e cuidado com a nossa saúde mental, muitas vezes acabamos negligenciando nossa própria saúde e atividades como essa nos fazem refletir para o nosso cuidado com a saúde mental, já que para cuidar do outro nós precisamos estar bem com a gente mesmo”, disse Zênia.
Também como parte da campanha, a Sesa irá desenvolver atividades que aproximem o serviço psicossocial da população. Nos dias 14, 16 e 21 de janeiro a Coordenação Estadual de Saúde Mental também vai promover escutas terapêuticas em praças públicas da capital, além de divulgar a rede de atendimento disponível no estado.
“Escolhemos começar nossa programação com os servidores da saúde promovendo um momento de bem-estar, conscientização da saúde mental e integral dessas pessoas que diariamente se doam para cuidar do outro. Essa é nossa primeira atividade, mas durante o mês de janeiro vamos percorrer os municípios do Estado, levando também a conscientização, e fortalecendo o cuidado da saúde mental e a nossa rede de atenção psicossocial”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Marlucia Milhomem.
Confira a programação “Saúde Mental na Comunidade”:
- Dia 14 de janeiro – Praça do Curiaú, na Zona Norte, a partir das 15h;
- Dia 16 de janeiro – Praça da Caixa D’água, no bairro Buritizal, a partir das 15h;
- Dia 21 de janeiro – Praça Veiga Cabral, no bairro Central, a partir das 8h.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá