Neste sábado, 11, o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) completa 23 anos de serviços prestados à população amapaense e celebra mais de 800 mil atendimentos em 2024. Os serviços mais procurados são do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), Sistema de Regulação, Polícia Científica e Cartão do SUS.
O maior percentual foi nas Unidades do Centro e Zona Norte de Macapá, que agregam toda a região populosa da capital. Só em 2024, a unidade de Santana gerou mais de 63 mil atendimentos e em 2025 traz novidades com o novo prédio, saindo da Área Portuária para a Área Comercial de Santana, facilitando e ajustando tanto a vida do cidadão que vai em busca dos serviços, como do servidor.
“Estamos preparados para o ano de 2025, com muitas reformulações em nossas unidades, tanto na parte estrutural, com melhores condições de trabalho, como na parte dos atendimentos para a população. E a unidade Santana é o nosso modelo de bem público de como queremos toda a rede Super Fácil, com mais comodidade e excelência”, pontua a diretora-geral do Sistema Super Fácil, Renata Apóstolo Santana.
A diretora-geral reforça também as novidades que iniciam na Unidade Santana, como a sala do Projeto TEAcolho, que atende pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), já equipadas com materiais pedagógicos e interativos. E ainda a Sala de Bem-Estar do Servidor, que permite que o servidor tenha um espaço de descanso de forma acolhedora e reservada.
Um verdadeiro shopping de serviços essenciais, que beneficiam a população amapaense do Oiapoque ao Vale do Jari, o Super Fácil conta com mais de 250 serviços oferecidos em 14 unidades, e cerca de 250 órgãos parceiros em Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Oiapoque.
O projeto TEAcolho, por exemplo, se tornou um dos serviços mais procurados e está inserido em todas as unidades do Sistema Super Fácil, que permite o acesso à carteira de identificação do TEA, carteira de Doenças Ocultas e o Cordão de Girassol, totalmente gratuitos, dentre outros atendimentos. Em 2024 o projeto TEAcolho somou mais de 11 mil atendimentos diretos.
O Super Fácil é também porta de entrada para outros serviços importantes como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), atendimentos do Detran-AP e Sefaz. Além de novidades em 2025, como a prestação de serviços da Defensoria Pública da União (DPU) e INSS.
Breve histórico
Criado em 14 de dezembro de 2001 e inaugurado oficialmente em 11 de janeiro de 2002 como Central de Atendimento à População (CAP), o serviço nasceu com o principal objetivo de proporcionar ao cidadão um alto padrão de atendimento com qualidade e eficiência, concentrando diversos serviços públicos importantes para a população.
Foi pela Lei n.º 0811, de 20 de fevereiro de 2004, regulamentada em 31 de janeiro de 2005, que o foi criado o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil). A partir daí, o Siac/Super Fácil expandiu sua rede atendimentos para Santana, Zona Norte de Macapá e Laranjal do Jari, em 2006.
Desde então, o Sistema Super Fácil agrega diversos serviços primordiais à população, desde a área da saúde, como educação e emissão de documentos. Em 2010, foram criadas as Unidades Zona Sul (Macapá), Tartarugalzinho e Oiapoque. Já em 2012 foi a vez dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Calçoene receberem o sistema de facilidades.
Em 2013 Macapá recebeu a Unidade Beirol e em 2018 a Unidade Zona Oeste, que reforçou a descentralização dos atendimentos para a população. Além disso, 2018 também marcou a inauguração das unidades de Porto Grande e Serra do Navio. O Super Fácil Educação, aberto em 2019, também surgiu como uma facilidade para servidores e população que busca atendimentos específicos.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá