A cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa será levada conjuntamente pelos governos da região à Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) a ser realizada em novembro deste ano em Belém, no Pará.
O governador do Amapá, Clécio Luís, e o presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Gabriel Serville, representado pelo 1º vice-presidente, Jean-Paul Fereira, assinaram uma declaração de intenção que oficializa essa união.
“A Guiana Francesa e o Amapá podem, juntos, potencializar a defesa do meio ambiente, o enfrentamento às mudanças climáticas, as relações comerciais e culturais que nos ligam. Assinar o protocolo fortalece essa relação. Vamos chegar fortes na COP para mostrar um modelo que respeita a Amazônia quilombola, indígena e ribeirinha”, pontuou o governador do Amapá.
A assinatura ocorreu na sexta-feira, 10, em Caiena, capital da Guiana Francesa, onde brasileiros e guianenses compartilham o dia a dia, desde o trabalho e questões econômicas até a celebração cultural entre os povos.
“Muitas vezes tendemos a acreditar que estamos protegidos por nossa exuberante floresta equatorial, e naturalmente não nos preocupamos com as consequências das mudanças climáticas. Mas somos diretamente os primeiros a sentir, vimos isso nos períodos de seca. E é por isso que assinamos essa convenção, para trabalhar esse caminho rumo à COP30”, comentou o representante da CTG, Jean-Paul Fereira.
Na participação conjunta, os governos caminham para um discurso comum na busca de soluções sustentáveis e no fortalecimento da cooperação internacional, destacando uma das regiões mais preservadas da Amazônia e do mundo, ressaltando a necessidade do desenvolvimento econômico que respeita a floresta e, sobretudo, as populações que vivem abaixo da copa das árvores.
Um comitê será criado para coordenar a participação conjunta das discussões em Belém, seguindo um calendário de atividades preparatórias.
Cooperação
O fortalecimento das relações internacionais faz parte do Plano de Governo da gestão de Clécio Luís, por meio da criação da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e com a promoção de encontros bilaterais com diversos países nestes 2 anos de gestão, sobretudo com os vizinhos franceses.
A relação diplomática entre Amapá e Guiana Francesa voltou a ser fortalecida em 2023 e, desde então, diversos benefícios já foram conquistados para o desenvolvimento econômico, cultural e social de ambos os lados da fronteira, especialmente por meio da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), compostas pelos governos dos dois países.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá