InícioAmapáGoverno do Amapá realiza aula inaugural para os aprovados no concurso da...

Governo do Amapá realiza aula inaugural para os aprovados no concurso da Fundação da Criança e do Adolescente

Governo do Amapá está promovendo o curso de formação dos aprovados no concurso da FcriaO Governo do Amapá promoveu nesta segunda-feira, 6, a aula inaugural do curso de formação e capacitação dos 44 aprovados no concurso da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), convocados em julho de 2024 pelo governador Clécio Luís, que zerou o cadastro reserva do certame. São novos monitores e educadores de nível médio e superior.

O treinamento, que segue até 6 de fevereiro, está ocorrendo no auditório da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), em Macapá, com a parceria da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP). 

Treinamento, que segue até 6 de fevereiro, está ocorrendo no auditório da AifaO sociólogo da Fcria, Ocivaldo Aranha, foi convidado para palestrar sobre o tema “A Socioeducação na Realidade Social: compromisso e desafios dos socioeducadores do Amapá”, e orientou os novos servidores sobre os desafios e o dia a dia na fundação, a fim de que eles estejam aptos ao serviço.

Palestrante Ocivaldo Aranha é sociólogo da Fcria“A Fundação tem a especificidade de trabalhar com adolescentes infratores e é necessário tratá-los com muita atenção. As atividades são legalizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e pelo Sistema Nacional Socieducativo. Os novos servidores precisam passar por treinamento para conhecerem a realidade que vão enfrentar, eles vão passar por etapas de conhecimento teórico, da legislação, da prática pedagógica, das instruções necessárias para lidar com os adolescentes e no final do curso vão ter aulas práticas de segurança, primeiros socorros e de enfrentamento de crise”, destacou o sociólogo.

O diretor-presidente da Fcria, Luís Eduardo Oliveira, explicou que o concurso foi realizado em 2018, mas teve andamento no início da atual gestão do governador Clécio Luís. A fundação administra cinco unidades: masculina, feminina, provisória, semiliberdade e o abrigo, que no total, acolhem cerca de 60 adolescentes, na faixa etária de 13 aos 18 anos.

Diretor-presidente da Fcria, Luís Eduardo Oliveira“Só temos a agradecer ao governador Clécio Luís, pois esse é o primeiro curso que está capacitando os servidores da Fcria, as outras turmas aprenderam o trabalho na prática. O serviço da socioeducação é complexo e a formação precisa ser feita. Este curso será ministrado só por facilitadores que trabalham na Fcria, pois ninguém sabe melhor sobre a realidade do que eles. Serão 30 dias de formação para uma carreira de 30 anos”, frisou Oliveira.

Um dos 44 candidatos que passaram no concurso é Frederico Alves dos Santos, de 30 anos. Ele trabalhava como assistente administrativo e pediu desligamento para participar da capacitação. Ele esperou seis anos para ser chamado, mas sempre teve fé e esperança de se tornar servidor público.

Frederico Alves dos Santos é um dos 44 aprovados no concurso da Fcria“Estou me sentindo realizado, depois de muito estudo, muita dedicação e abdicação. Foi um processo árduo de espera pela convocação. Estar aqui é a concretização de um sonho. Só tenho a agradecer ao governador, à minha esposa e minha família, porque eles sonharam comigo, sempre estiveram junto comigo, não cheguei aqui sozinho. Para a sociedade quero dizer, e acredito que posso falar em nome de todos os alunos, que estamos focados e comprometidos para servir e dar o melhor que podemos. Nosso objetivo é contribuir com o governo e com a sociedade”, pontuou Santos.

Em menos de dois anos de gestão, o governador Clécio Luís já convocou mais de 4,7 mil novos servidores em diversas áreas como segurança pública, educação e gestão.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA