Vinda de Pacheco foi influenciada pelo o peso político do estado em BrasíliaConsolidando a sua relevância em Brasília e a relação com o Governo Federal, o Amapá recebeu nesta segunda-feira, 23, a última visita institucional fora de Brasília do presidente do Senado Federal e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, no Palácio do Setentrião, em Macapá, onde foi recepcionado pelo governador Clécio Luís, que destacou o trabalho do parlamentar em prol do estado.
Convidado pelo senador Davi Alcolumbre, esta foi a primeira visita de Pacheco ao estado em seu mandato de quatro anos à frente do Poder Legislativo. O encontro também contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e demais autoridades.
Governador do Amapá, Clécio Luís“Um mineiro, mas com coração amapaense, que devia essa visita ao estado pela relação que construiu conosco nesses anos. Pacheco sucedeu Davi no Congresso e manteve a defesa das pautas do Amapá, da Amazônia e do Brasil. É uma honra recebê-lo para discutir temas importantes e criar o ambiente político necessário para avançarmos”, destacou o governador Clécio Luís.
Natural de Minas Gerais, Rodrigo Pacheco se posicionou como um “quarto senador” do Amapá no Congresso, ressaltando o peso político do estado em Brasília, onde contribuiu para a defesa da manutenção dos incentivos, a exploração de petróleo na margem equatorial, além de contribuir para a aprovação do programa de transição energética e a criação do mercado de crédito de carbono.
Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco“Reconheço tudo o que o Amapá me proporcionou durante esses quatro anos como presidente do Senado. Sinto imenso carinho e gratidão pelo estado e por poder colaborar com os outros três senadores. É uma obrigação institucional, ao fim do meu ciclo, visitar um estado tão importante para mim no Senado, desde minha assunção em 2021, com o apoio do então presidente Davi Alcolumbre”, afirmou Pacheco.
Segundo o senador Davi Alcolumbre, durante a gestão de quatro anos como presidente do Senado, Rodrigo Pacheco sempre defendeu o Amapá, assim como os representantes do estado em Brasília, mantendo uma estreita relação institucional. Davi reconheceu o ritmo imprimido por Pacheco, com sua habilidade de articulação e compromisso com a democracia e as instituições.
Senador da República, Davi Alcolumbre“Como amapaense, minha gratidão a você, Rodrigo, pois sempre defendeu o Amapá em todas as suas agendas no Congresso e na presidência do Senado, de forma firme. Agradeço como seu amigo e senador, respeito sua trajetória política e reconheço sua importância para o Brasil. Em algum momento da história, o país reconhecerá sua atuação”, destacou Alcolumbre, falando diretamente à Pacheco.
O ministro Waldez Góes destacou a importância do trabalho de convencimento do presidente Rodrigo Pacheco, que tem aprovado agendas que fortalecem o princípio federativo e valorizam regiões como a Amazônia e o Nordeste, onde números continuam desafiadores, com a população crescendo quase o dobro da média nacional, enquanto o PIB da região cresce abaixo do restante do país.
Ministro da Integração e do Desevolvimento Regional, Waldez Goés“Se não tivermos pessoas como o Davi, como o senador Rodrigo Pacheco, com sua liderança para aprovar medidas no Congresso Nacional e enfrentar essas desigualdades, fica mais difícil essa caminhada. Queremos ver, na próxima década, esses impactos definitivos. Não foi o Brasil que não cresceu, nem o PIB que não cresceu. A questão é que, embora o PIB de um país possa crescer, as desigualdades regionais continuam”, explicou Goés.
O encontro também contou com a presença do deputado federal Dorinaldo Malafaia; do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Adão Carvalho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Regildo Salomão; da presidente da Assembleia Legislativa, Alliny Serrão; do vice-governador, Teles Junior; e do presidente da Associação dos Municípios, Carlos Sampaio, além de secretários de governo.
Aperto de mãos simboliza a união em prol do desenvolvimento do AmapáMomento reuniu autoridades, imprensa e servidores no Salão Nobre do SetentriãoRodrigo Pacheco foi recepcionado pelo governador Clécio Luís na entrada do Palácio do SetentriãoPacheco conheceu as dependências da sede do Governo do Estado, em visita guiada por Clécio Luís
Fonte: Agência de Notícias do Amapá