InícioAcreEstado promove formação continuada para coordenadores administrativos das escolas estaduais

Estado promove formação continuada para coordenadores administrativos das escolas estaduais

A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, reafirma seu compromisso com a valorização dos seus profissionais, ao oferecer uma formação continuada para coordenadores administrativos das escolas públicas estaduais. Esses profissionais desempenham um papel estratégico no fortalecimento da gestão escolar.

Servidores participam da qualificação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com 370 inscritos, o curso teve início em 11 de novembro e se estenderá até abril de 2025, na modalidade educação a distância (EaD), utilizando a plataforma Moodle (ead.see.ac.gov.br). Com carga de 130 horas, a formação alia metodologias ativas com um encontro presencial, promovendo a aplicação prática dos conteúdos abordados.

O objetivo da formação é desenvolver habilidades e competências essenciais à gestão educacional, promovendo práticas administrativas mais eficazes no ambiente escolar. Segundo a chefe do Departamento de Formação, Lídia Cavalcante, a matriz curricular foi elaborada com foco em gestão e comunicação para um ambiente escolar colaborativo e eficiente. “A formação prioriza áreas como gestão financeira, administrativa, planejamento, execução, prestação de contas e relações intra e interpessoais”, destaca.

Com 370 inscritos, curso teve início em 11 de novembro e se estenderá realizado até abril de 2025. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A iniciativa está alinhada às estratégias do Plano de Governo do Acre, que busca fortalecer os processos educacionais e aprimorar as políticas públicas, além de atender à Política Organizacional da SEE, que valoriza a formação continuada dos profissionais.

O papel estratégico dos coordenadores administrativos

Os coordenadores administrativos são fundamentais para o funcionamento eficiente das escolas públicas. Além de gerenciar recursos e apoiar a direção escolar, desempenham um papel essencial na implementação das políticas educacionais e na gestão democrática.

A formação oferecida pela SEE aborda cinco temáticas estratégicas, incluindo a Lei de Gestão Democrática (Lei nº 3.141/16), que promove a participação ativa da comunidade escolar na tomada de decisões. Entre os tópicos, destaca-se o fortalecimento do Conselho Escolar e dos colegiados, preparando os profissionais para atuar de forma integrada e transparente.

Professor Leomar Mariano: “Recursos materiais, humanos e financeiros utilizados com eficiência e transparência”. Foto: Clícia Araújo/SEE

O chefe da Divisão de Formação, Leomar Mariano, ressalta a importância do curso: “O coordenador administrativo é responsável por garantir que os recursos materiais, humanos e financeiros sejam utilizados com eficiência e transparência, contribuindo para a execução do Projeto Político Pedagógico e para a criação de um ambiente propício à aprendizagem”.

Impacto na qualidade da educação

A formação tem gerado expectativas positivas entre os participantes. Para a coordenadora administrativa Raimunda da Silva, da Escola Raimunda Balbino, de Rio Branco, o curso é uma oportunidade inédita. “É excelente, pois está diretamente relacionado à minha área de atuação. Os conteúdos abordam nosso trabalho, como execução, prestação de contas e licitação. Já fiz outros cursos, mas é a primeira vez que encontro algo tão direcionado”.

Professora Lídia Cavalcante é chefe do Departamento de Formação da SEE. Foto: Mardilson gomes/SEE

A iniciativa beneficia não apenas os coordenadores administrativos, mas toda a comunidade escolar. Uma gestão eficiente melhora as condições do trabalho pedagógico e impacta diretamente a qualidade do ensino.

Fonte: Governo AC

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