O deputado André do Premium (Avante) é autor de três processos legislativos que tramitam na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com o objetivo de homenagear, com título de cidadania, produtores rurais gaúchos radicados em Goiás que têm contribuído para o desenvolvimento do Estado. Os processos já foram aprovados pelo Plenário e agora aguardam a sanção por parte da Governadoria.
O primeiro processo, de n° 24694/24, concede Título de Cidadania Goiana a Vítor Geraldo Gaiardo. Natural de Erechin, Rio Grande do Sul, o homenageado se instalou em Goiás ainda na década de 1980. Desde 1985, ele é sócio proprietário da empresa Mecol Engenharia. Além disso, é produtor rural nos municípios de Jataí e Caiapônia. O homenageado também presidiu a Associação Comercial e Industrial de Jataí por dois mandatos e foi presidente do Sindicato Rural da cidade pelo mesmo período.
O processo n° 24695/2024 determina a mesma honraria a João Amarildo Tombini. Agricultor e pecuarista, Tombini nasceu em Erval Seco, no Rio Grande do Sul. Ele veio para Goiás em 1981 com sua família. O produtor rural expandiu seus negócios ao longo dos anos e hoje contribui com a produção goiana e mato-grossense com seus mais de 10 mil hectares cultivados.
Por fim, o deputado estende a honraria a Ricardo Caleffi. O indicado, segundo o autor da proposta de n° 24696/24, nasceu em agosto de 1964 no município de Constantina, no Rio Grande do Sul. Caleffi se mudou para Goiás em 1982 e desenvolveu seus negócios na área agropecuária. O técnico agropecuário foi presidente do Jataí Atlético Clube (JAC) e, em sua gestão ,garantiu a prática esportiva em meio aos cerca de 300 jovens da região. Ele também foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Grãos da cidade e fez parte da comissão de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias