A Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta quarta-feira, 6, mais uma edição da Escola no Legislativo, com a visita dos alunos do primeiro ao terceiro anos do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Ferreira Rios, do município de São Francisco de Goiás. A visita teve início às 10 horas, no Auditório Francisco Gedda do Palácio Maguito Vilela.
O projeto foi criado para fortalecer as instituições democráticas, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma consciência cívica nos estudantes. Por meio de atividades educativas, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Parlamento, compreendendo a importância da participação ativa na vida política e social do País.
Segundo o chefe da equipe da Seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, Gusmão Filho, a atividade dura uma hora e meia, com o tempo da apresentação dividido numa introdução de 40 minutos, abordando temas ligados à importância do Legislativo na democracia e o papel da juventude na construção de uma sociedade mais engajada e consciente.
Depois tem a visita guiada, por cerca de 30 minutos, com mais 20 minutos para o encerramento.
Palestrante, graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em direitos humanos, também pela UFG, Gusmão destacou que “é de suma importância transmitir tais conhecimentos para esses alunos, pois é um convite para a cidadania participativa, além de ser uma forma de prepará-los para o futuro, através de uma formação cidadã”.
Katiuscia Ferreira Moreira Rodrigues é professora do ensino médio e afirmou que a visita na Alego é muito importante para os alunos, pois contribui para o desenvolvimento cidadão, fortalecendo os direitos e deveres, tendo em vista que a maioria dos jovens não dá tanto valor a temas como democracia.
Inaldo Gonçalves, aluno do 3ª ano, destacou ser gratificante conhecer de perto como funciona o processo legislativo e também a criação de leis. “Além de contribuir para o meu desenvolvimento como aluno, sem dúvidas vou levar muito desses ensinamentos para minha vida pessoal”, disse.
Após a palestra, os alunos foram conhecer as dependências do Palácio Maguito Vilela, passando pela galeria dos ex-presidentes, gabinetes parlamentares, Sala das Comissões Deputado Júlio da Retífica (CCJ) e o Plenário Iris Rezende Machado.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias