InícioCEARÁEm Cuba, SDA e FAO debatem políticas de segurança alimentar e parcerias...

Em Cuba, SDA e FAO debatem políticas de segurança alimentar e parcerias para fortalecimento da agricultura urbana

Ascom SDA – texto
Marcel Bezerra – fotos

Na agenda da missão cearense em Cuba, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário participou de reunião com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para diálogo sobre o Plano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Plano San), Agroecologia e Cooperação Brazil-Cuba, na segunda-feira (4), em Havana. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, frisou a importância das parcerias para o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à agricultura.

Participaram do encontro o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, os secretários executivos Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário) e Irineuda Lopes (Fomento Produtivo e Agroecologia), o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, técnicos da Ematerce e representantes da Terra Conquistada, marca de produtos da reforma agrária, e da Central de Cooperativas Copacaju.

A comitiva cearense também participou da abertura da 40ª edição da Feira Internacional de Havana (Fihav 2024), feita pelo presidente Miguel Díaz-Canel e por autoridades do governo cubano, e da celebração do Dia do Brasil na Fihav, que contou com a presença do embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargasna segunda-feira (4).

Missão cearense

A Agricultura Familiar cearense chega ao terceiro evento internacional em 2024. Depois da Expocomer no Panamá, e da Terra Madre, na Itália, cooperativas do estado apoiadas pela SDA por meio do Projeto São José desembarcam em Havana, na segunda-feira (4). Na capital cubana, a missão cearense participa, até o dia 9 de novembro, da 40ª edição da Fihav, e do VII Fórum de Investimentos, ambos realizados no Recinto Ferial Expocuba.

Liderada pelo secretário da SDA Moisés Braz, a presença cearense na Fihav se deu a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que organiza o pavilhão Brasil no evento. Para Cuba, os produtores cearenses trouxeram principalmente castanha de caju, mel de abelha, paçoquinha de castanha e cajuína. Compõem ainda o portfólio produtos da Raízes do Campo, marca parceira da Terra Conquistada, que apresenta itens como arroz orgânico, açúcar mascavo, sucos integrais, chocolates e café agroecológico de outras regiões do Brasil.

Agenda SDA em Cuba

Na terça-feira (5), visitas à área de produção de alimentos de agricultura urbana e periurbana, à Finca Hermosa, experiência de produção de alimentos agroecológicos em parceria com a FAO, e coquetel na embaixada com participantes brasileiros.

Para quarta-feira (6), estão marcadas reuniões paralelas do secretário Moisés Braz com o Ministério do Alimento e Ministério da Indústria (Alberto López Diaz, ministro do Alimento, e Eloy Alvarez Martinez, ministro da Indústria). No mesmo dia, a equipe técnica da missão terá reuniões com o Ministério da Agricultura (Minag), com o Grupo Empresarial Labiofam S.A. e com o Ministério do Comércio Interior (Mincin).

Equipe técnica participa do VII Fórum de Investimentos na quinta-feira (7). Secretário Moisés Braz se reúne com presidenta da BiocubaFarma, Maysa Mauri, e visita exposição de produtos e serviços “Hecho em Cuba”.

No último dia de atividades, na sexta-feira (8), o secretário Moisés Braz tem encontro com presidente da Azcuba, empresa de produção de cana de açúcar, com Júlio Andrés Garcia Pérez, com o presidente da Associação Nacional dos Produtores (Anap), Felix Duarte Ortega, e com Ministério do Comércio Exterior (Mincex, ministro Óscar Pérez-Oliva Fraga).

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA