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Declaração do GEM de Fortaleza defende maiores investimentos em educação e inclusão no centro de políticas públicas

Isabella Campos – Ascom Casa Civil – Texto
Hiane Braun – Casa Civil – Foto

Capital da educação mundial, nos últimos dias, Fortaleza sediou, sexta-feira (1), o encerramento da Reunião Global de Educação ( Global Education Meeting - GEM), capitaneada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A Declaração de Fortaleza, apresentada no encerramento do evento, defendeu maiores investimento para a educação global e sua inclusão no centro de políticas públicas.

O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, feliz por receber autoridades da educação mundial, enfatizou a necessidade desses diálogos para mudanças positivas. “É a primeira vez que esse encontro ocorre no Sul Global, portanto para nós tem um significado muito importante. E tivemos aqui, ao longo dos dias, uma representatividade muito grande, com delegações do mundo inteiro, e tivemos a oportunidade de discutir temas essenciais para o planeta, já que temos pactuado, mundialmente, as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS), que é garantir a qualidade da educação com inclusão e equidade para todas as crianças e jovens do planeta”, comentou Santana.

A reunião, que aconteceu duas semanas antes da reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, contou com as presenças de 50 ministros da Educação, num total de mais de 100 representantes de países no evento. “Nós trouxemos o mundo para o Ceará, o mundo veio para Fortaleza falar de educação”, comemorou o ministro.

Ceará como exemplo

Com a reunião sendo realizada pela primeira vez no Hemisfério Sul, números como 33% das crianças do Sul Global fora da escola foram determinantes para debates sobre a necessidade de maiores investimento em educação. O Ceará, que tem mudado a sua realidade a partir da educação, estabelecendo prioridades e canalizando recursos para investimentos na área – foi um exemplo amplamente explorado nas discussões.

“Logo no início da nossa reunião, o vice-presidente Geraldo Alckmin, trouxe uma reflexão, que ‘política é escolha’ e investir em educação é uma escolha política. O Ceará é um exemplo claro de quando há um compromisso político e vontade de transformar uma sociedade. Vimos que podemos fazer isso, podemos implementar uma transformação com base na igualdade e inclusão, pois foi o que fez uma grande diferença nessa região e nessa cidade”, informou a diretora-geral de Educação da Unesco, Stefania Giannini. “É por isso, que a Declaração de Fortaleza defende colocar igualdade e inclusão no centro das políticas e aumentar o financiamento para a educação de forma global”, argumentou.

Dobradinha G20 e GEM no Ceará 

A diretora-geral da Unesco ressaltou a importância da discussão sobre educação, tanto no GT de Educação do G20 quanto no GEM, ter ocorrido tão próxima à reunião da cúpula do G20. Para ela, essa ação acertada do Brasil facilitou a ligação e o diálogo entre os eventos. “A declaração não é um documento G20, mas os membros do G20 fazem parte do GEM, então tem uma ligação. Essa proximidade nos permite manter o compromisso para focar na iniciativa para mudanças na educação”, concluiu.

Para o ministro Camilo Santana, o que fica, para o Brasil e o Ceará, são os exemplos a serem postos em prática. “Tive a oportunidade de conversar com ministros de vários países, discutir temas como inclusão, inovação, valorização dos professores e conhecer casos de sucesso. As experiências do mundo fazem com que possamos apresentar ações para o Brasil e implementar da melhor forma”, pontuou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

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