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Valorização dos professores e papel da escola na comunidade são foco de discussões da reunião ministerial do G20

Roberto Leite – Casa Civil – Texto
Thiago Gaspar – Casa Civil – Foto

Ao fim do dia, integrantes do GT de Educação apresentarão os resultados das discussões e propostas para implementação a partir de 2025

Centro Global da Educação, o Ceará recebe, nesta quarta-feira (30), a reunião ministerial do GT de Educação do G20. Nela, que tem como temática principal a valorização dos professores e a integração da escola com a comunidade, ministros de diversos países discutem melhorias e avanços na educação global. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, e integra uma semana completa de discussões sobre o tema no estado.

As atividades do GT de Educação têm a participação de delegados de todos os membros do G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. Como países convidados, há representantes de Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura.

Também participam organismos multilaterais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros.

“Estamos compartilhando ferramentas pedagógicas entre os países do G20, experiências que podem tomadas como exemplo para nós e para outros países. Eu penso que a escola não pode ser, simplesmente, um espaço isolado da sociedade. Ela precisa estar discutindo os problemas sociais, os problemas ambientais, os problemas da violência. Então, 49 experiências de países foram trazidas para cá e apresentadas, inclusive com depoimentos de pessoas destes países. Pela primeira vez, nós trouxemos pessoas de outros países para falar sobre os seus projetos, dessa relação escola e sociedade”, destacou o ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, que comanda as discussões do G20 no Ceará. Ele ressalta que “há uma convergência de todos nós do G20 sobre a necessidade de priorizar a educação e garantir maior financiamento para garantir a universalização, a inclusão, a equidade da educação nos países”.

Além da valorização dos professores e do engajamento escola-comunidade, o GT de Educação prioriza ainda o conteúdo digital aplicado à metodologia de ensino.

A vice-governadora Jade Romero, que representou o governador Elmano de Freitas, destacou o momento da educação do estado, citando os avanços que fazem do Ceará uma referência no tema.

“No Ceará, implementamos políticas públicas de educação que transformaram profundamente a nossa realidade. Um exemplo concreto é o engajamento da comunidade escolar. E algo que o nosso estado prioriza é o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios cearenses, por meio da programa Aprendizagem na Idade Certa. Esse regime, além de formar professores e fortalecer a gestão escolar, garante a equidade e a qualidade na educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Esse modelo colaborativo gerou avanços extraordinários refletidos no desempenho do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que lideramos os rankings nacionais, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental. E temos forte presença no Ensino Medio”, frisou

Jade Romero ainda lembrou o trabalho que está sendo feito para universalizar a educação em tempo integral no estado. “Estamos expandindo a educação em tempo integral com 75% das nossas escolas estaduais já funcionando nesse modelo, incluindo as escolas em Ensino Médio em Tempo Integral e as Escolas de Educação Profissional. A nossa meta é chegarmos até 100% em 2026”, completou.

Nesta quarta-feira, os ministros revisam conjuntamente o resultado do trabalho realizado nos três tópicos e apontam, em seguida, caminhos para 2025, quando o grupo passará a ser presidido pela África do Sul.

Global Education Monitoring Report (GEM)

A partir desta quinta-feira (31), estendendo-se até o sábado (2), serão iniciadas as reuniões do Global Education Monitoring Report (GEM), organizado pela Unesco. O Ceará foi escolhido por ser referência de política educacional de qualidade. Os temas centrais serão a equidade das políticas e os mecanismos inovadores de financiamento.

Todos os 194 países membros da Unesco participam das discussões. Serão representantes de estudantes, de trabalhadores da educação, de organizações da sociedade civil, de acadêmicos, além de outros representantes internacionais.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

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