Íkara Rodrigues – Governo do Ceará – Texto
Thiago Gaspar – Casa Civil – Fotos
Ao longo do encontro, os representantes do Fórum Global conheceram casos bem sucedidos na área da educação de vários cantos do mundo
Sete em cada dez crianças no mundo não conseguem ler uma frase básica aos dez anos de idade. O dado alarmante foi apresentado, nesta terça-feira (29), durante a reunião técnica de abertura do Ceará: Centro Global da Educação, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE). Liderada pelo Ministério da Educação (MEC), a programação contará com a terceira e última etapa do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20 e a Reunião Global de Educação (GEM, sigla em Inglês). As duas ações contam com o Governo do Ceará como parceiro na realização.
Em torno do tópico Engajamento Escola-Comunidade, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trouxe alguns exemplos de boas práticas voltadas para o desenvolvimento de ambientes de aprendizado mais seguros e sustentáveis para as crianças. “Precisamos urgentemente de soluções para lidar com essa crise de aprendizado. E, ao analisarmos a variedade de soluções oferecidas, uma das quais está sendo discutida hoje pelo GT de Educação do G20, é como criar parcerias mais estreitas entre escolas e comunidades”, destacou a diretora Global de Educação e Desenvolvimento de Adolescente do Unicef, Pia Rabello Brito.
De acordo com Rabello, quanto mais o ambiente se apresenta como seguro para as crianças, menor é a probabilidade de abandono escolar. “Cerca de 270 milhões de crianças estão abandonando a escola. Não podemos nos dar ao luxo de perder mais crianças. (…) É muito importante que as crianças não se sintam marginalizadas ou deixadas de lado. E esses vínculos com a comunidade tornam as escolas mais inclusivas”, comenta a especialista.
Ao longo do encontro, os representantes do Fórum Global conheceram casos bem sucedidos na área da educação de vários cantos do mundo. Para a diretora do Unicef, além do compartilhamento das experiências, o encontro em Fortaleza serviu de espaço para o comprometimento político dos países com investimentos voltados para a área educacional. “O G20 tem um papel muito importante na conscientização sobre a questão (do investimento) e na construção de um compromisso político em alguns dos países mais poderosos do mundo para poder avançar na agenda do aprendizado e das crianças”, complementa Rabello.
Para o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Souza, as discussões que acontecem dentro do GT de Educação do G20 são uma maneira de lembrar para o debate econômico-financeiro global sobre a importância da educação. “Existe um sub-financiamento da educação que é uma questão mundial. (…) O existir desse grupo é para ajudar a lembrar que a educação não quer ficar de fora dos debates sobre as finanças globais, porque a gente sabe que ainda é preciso achar recursos para a educação que ainda não existem em muitos países”, comenta o representante do MEC.
Ceará recebe G20
O Ceará recebe, pela quarta vez, encontros de grupos temáticos e reuniões ministeriais do G20. O Ceará: Centro Global da Educação acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.
Fonte: Governo do Estado do Ceará