InícioAcreRepresentação feminina e combate ao câncer de mama marcam 3ª Corrida de...

Representação feminina e combate ao câncer de mama marcam 3ª Corrida de Mulher para Mulher do Corpo de Bombeiros do Acre

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) promoveu na manhã desta sexta-feira, 18, a 3ª Corrida de Mulher Para Mulher, nas ruas de Rio Branco. Com percurso de 4 km, contou com a participação de 170 atletas profissionais e amadoras, bombeiras militares, policiais e da Força Aérea Brasileira (FAB), policiais civis, militares e federais.

3ª edição da corrida celebrou a presença das mulheres nas forças de segurança pública. Foto: Assessoria

A corrida, em alusão ao Outubro Rosa, busca chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Questões também como o pioneirismo das mulheres na corporação, o desafio da mulher em exercer uma profissão culturalmente vinculada ao sexo masculino e a valorização das mulheres nas forças de segurança estão entre os objetivos da atividade.

170 mulheres participaram da corrida. Foto: Assessoria

A largada aconteceu na sede do CBMAC, no bairro Morada do Sol. O encerramento se deu no Palácio Rio Branco, onde a governadora em exercício e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, recepcionou as corredoras. Antes, ela participou da largada na sede do CBMAC. 

Governadora em exercício destacou a participação das mulheres na corporação do CBMAC. Foto: Assessoria

“Mais um ano que participo e vejo que cada vez mais cresce. Importante porque mostra a valorização da força feminina, dos lugares, os espaços de mulheres no poder, e a celebração da força feminina, ao mesmo tempo em que chama a atenção para prevenir o câncer de mama”, disse.

Vice-governadora percorreu as ruas de Rio Branco ao lado das mulheres bombeiras e presidentes dos órgãos do governo do Estado.

Nesta edição, a sub-comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), coronel Daniela Lopes, esteve presente. “Esse é um momento de integração, de valorização das mulheres, de mostrar para o público que elas estão presentes, que fazem parte do dia a dia do Corpo de Bombeiros e estão dispostas a contribuir para um serviço de melhor qualidade à comunidade. A atividade empodera e garante a integração e fortalecimento das atividades . Levo uma boa referência das mulheres acreanas, com representatividade feminina, uma inspiração para todos”, disse Lopes.

Sub-comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais disse que o Acre é referência na participação das mulheres na vida pública e nas forças de segurança. Foto: Assessoria

Uma das organizadoras do evento, a capitã do CBMAC, Francisca Fragoso, explicou que a motivação para a realização da corrida no mês de outubro, é incentivar as mulheres a cuidar da saúde, e também, importância das igualdade de gênero. Atualmente, o CBMAC tem 99 bombeiras militares em todo o estado.

Comandante operacional do CBMAC da capital, coordenadora do evento e integrante do Comitê Nacional de Bombeiras Militares, capitã Francisca Fragoso. Foto: Assessoria

As 170 inscritas percorreram 4 km pelas ruas de Rio Branco, e terminaram o percurso em frente ao Palácio Rio Branco.

A tenente Laiza Mendonça, sub-diretora do Colégio Militar Dom Pedro II, participa todos os anos.

“Incluímos essa corrida no Encontro Estadual das Bombeiras Militares, então, hoje ela está fazendo parte de uma das atividades dos nossos encontros. É uma forma  de chamar a atenção das mulheres para a importância da atividade física e do autocuidado, de prevenção também a doenças. Pouco a pouco a gente vem ganhando espaço nas funções. Tivemos a primeira comandante mulher, a capitã Fragoso, a primeira comandante operacional. Então, elas vêm alcançando postos cada vez mais elevados e ganhando seu espaço”, enfatizou.

Tenente Laiza Mendonça. Foto: Assessoria

O comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos, demonstrou comprometimento da corporação acreana na luta feminina dentro do comando, assim como a disposição em contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todas as mulheres que desejam seguir carreira na segurança pública.

No final, Mailza foi homenageada com a entrega de uma placa de agradecimento, uma Chalenge Coin do CBMAC.

 

Fonte: Governo AC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA