Na tarde desta quarta-feira, 16, durante o Pequeno Expediente da sessão deliberativa ordinária no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela, o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) abordou a importância do reajuste salarial para os servidores da educação, destacando o impacto para os profissionais que atuam nas bandas escolares. O parlamentar enfatizou a necessidade de um olhar atento para esses profissionais e a busca por alternativas que assegurem sua valorização.
“Primeiro eu venho aqui dizer que com toda certeza esse reajuste é algo que nós temos que votar favorável diante do merecimento salarial de todos os servidores que estão sendo contemplados”, afirmou o deputado, reforçando seu apoio ao reajuste. No entanto, ele destacou um ponto de preocupação, que é a situação dos professores que atuam nas bandas escolares, especialmente em relação à sua classificação dentro da matriz curricular.
De acordo com Camargo Neto, esses profissionais, que antes eram considerados professores, agora são classificados como instrutores, uma mudança que impacta diretamente suas condições salariais e de carreira. “Hoje, dentro da matriz curricular, o professor das bandas de música não são mais professores, estão sendo caracterizados como instrutor. E eles saem do quadro de profissionais e passam a ser do quadro administrativo. Isso gera um déficit do salário”, explicou.
O deputado destacou que essa alteração trata-se de uma diretriz que vem do Governo Federal e do Conselho Nacional de Educação e pontuou a complexidade do financiamento dessas funções. O deputado ainda compartilhou as ações que estão sendo tomadas para buscar uma solução para o problema.
Recentemente, ele e outros representantes realizaram uma reunião com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, visando a encontrar alternativas para a reposição salarial desses profissionais. “Já estamos traçando esse acordo junto da secretária Fátima Gavioli e precisamos aprofundar nisso aí”, destacou.
Wagner Camargo Neto também defendeu a inclusão da música, teatro, artes plásticas e dança como matérias optativas dentro das escolas de ensino médio, valorizando o papel dessas áreas na formação dos alunos e na capacitação profissional. “No meu entendimento, poderia ser matéria optativa para podermos ter essa qualificação profissional dentro das escolas no nível de ensino médio”, sugeriu.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias