InícioMaranhãoGoverno promove ação alusiva ao Outubro Rosa e dialoga sobre medidas de...

Governo promove ação alusiva ao Outubro Rosa e dialoga sobre medidas de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (Semu) realizaram, nesta quinta-feira (10), o Dia D Outubro Rosa, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. A agenda contou com a participação de mulheres para dialogar sobre a importância da saúde, bem-estar e alimentação enquanto medidas preventivas ao câncer.

“Nesta ação conjunta estamos dando enfoque para a importância de trabalhar a prevenção ao longo do ano. Por isso chamamos atenção para o autocuidado, visando a prevenção ao câncer de mama, doença que acomete a grande maioria das mulheres do nosso estado”, disse a chefe do departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Olívia Trindade.

Para o ano de 2024, a campanha estadual Outubro Rosa trouxe o tema “Se liga! Prevenção é o ano todo”. A mobilização faz parte de uma estratégia que busca promover a conscientização das mulheres, dos fatores que aumentam as chances de cura e reduzem a mortalidade.

“O Governo do Maranhão se preocupa com a saúde das mulheres e neste Outubro Rosa, período em que se intensifica a prevenção do câncer de mama e também do câncer do colo de útero, chamamos a atenção para a necessidade do autocuidado e do exame periódico com médico ginecologista. O câncer de mama é um dos cânceres que mais acomete as mulheres no Brasil e a gente precisa se prevenir, por isso estamos aqui de mãos dadas levando esse alerta às mulheres”, disse a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

O objetivo da ação é fortalecer as medidas de prevenção através do acesso à informação, do exame para diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama e do colo do útero durante todo o ano, incluindo também a adoção de práticas que garantam melhor qualidade de vida e saúde.

Marilande França, de 42 anos, disse que faz o exame de mamografia todos os anos. “Este ano eu já fiz o meu exame de mamografia e também o preventivo, ainda mais porque já tive caso na família de câncer, não de mama, mas de câncer de útero, então eu tento sempre estar com tudo em dia. É importante a gente estar se tocando, ver se tem algum nódulo, alguma manchinha e correr imediatamente para o médico e não deixar passar os dias”.

Na oportunidade, o encontro também trouxe como parte da programação duas palestras. A primeira, realizada pelo especialista em neurociência, Bruno Bolishark, e a segunda, feita pela nutricionista pós-graduanda em Fitoterapia Funcional e Nutrição Esportiva, Jordaniele Lemos.

“É imprescindível que a mulher esteja atenta à própria saúde, não só às doenças metabólicas, mas, inclusive, ao câncer de mama. E eu sempre falo, ou você usa a alimentação para prevenir ou você vai usar a alimentação para tratar a enfermidade. Eu quero trazer na palestra, a conscientização das pessoas para os impactos de uma boa alimentação”, disse Jordaniele.

A programação contou ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), assim como de stands com a comercialização de bijuterias, artesanato e itens cosméticos.

Também participaram da mesa de abertura do Dia D Outubro Rosa a secretária adjunta de Estado da Mulher, Antonieta Lago; a delegada, diretora da Casa da Mulher Brasileira (CMB) e chefe do Departamento de Feminicídio do Maranhão, Wanda Moura; da deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Viviane Martins; da perita do Instituto de Criminalística (ICRIM), Patrícia Alencar; e da tenente da Patrulha Maria da Penha da PMMA, Carlieth Muniz.

Visualizações de postagens: 0

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA