Ascom SSPDS – Texto
Carlos Medeiros – Cicom/SDS – PE – Fotos
Representantes das Forças de Segurança dos dois estados realizaram reunião estratégica para discutir ações conjuntas na divisa
Com o objetivo de traçar estratégias e executar ações integradas de combate à criminalidade na região de divisa entre os estados do Ceará e de Pernambuco, o secretário executivo de ações integradas e estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), Sérgio Pereira dos Santos, participou de uma reunião com a secretária de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), em exercício, Dominique de Castro Oliveira. O encontro aconteceu na manhã dessa terça-feira (08), na cidade de Salgueiro, no Sertão Central pernambucano.
A I Reunião Integrada de Segurança Pública na Região Fronteiriça dos Estados de Pernambuco e Ceará foi coordenada conjuntamente pela secretária em exercício da SDS-PE, Dominique de Castro, e pelo secretário executivo da SSPDS-CE, Sérgio Pereira. Também estiveram presentes na reunião representantes das Forças de Segurança de ambos os estados, bem como representantes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A parceria entre os dois entes federativos nordestinos ressalta a importância do esforço conjunto, no sentido de fortalecer a Segurança Pública regional e proporcionar mais tranquilidade para a população das duas regiões.
O secretário executivo de ações integradas e estratégicas da SSPDS-CE, Sérgio Pereira, destacou as estratégias discutidas entre os dois Estados visando o combate aos grupos criminosos que atuam principalmente na região de divisa. “Nessa reunião, nós discutimos a necessidade de fortalecer a inteligência, a investigação e o policiamento ostensivo, para que assim haja um combate uniforme e efetivo contra a atuação desses grupos criminosos. No encontro, nós também vimos a necessidade de que informações de inteligência possam circular com mais fluidez entre os órgãos dos dois estados”, ressaltou o gestor.
A secretária em exercício da SDS-PE destacou a importância dessa primeira reunião integrada com a SSPDS-CE. “O programa Juntos Pela Segurança prevê a integração das Forças de Segurança de Pernambuco em todos os níveis, não só das operativas da SDS-PE, mas também do Estado com seus municípios, e a gente tem um fórum hoje com 41 municípios pernambucanos, mas também com todos os estados que fazem fronteira com o estado de Pernambuco. Nós já fizemos reuniões e operações ostensivas com o estado da Bahia e com o estado da Paraíba, e hoje estou aqui com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) para mais uma iniciativa. Tudo isso para garantirmos uma maior segurança para a população pernambucana, especialmente na região de Salgueiro e do sertão pernambucano”, concluiu a secretária Dominique de Castro.
Fonte: Governo do Estado do Ceará