Para garantir a segurança no trânsito durante a tradicional Festa de São Tiago, no município de Mazagão, o Governo do Amapá montou estratégias de fortalecimento da segurança pública, incluindo a fiscalização de condutores. A ação será coordenada pela Operação Lei Seca e contará com barreiras para coibir infrações de trânsito.
De acordo com o núcleo da operação, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), a expectativa é abordar 180 motoristas, em cada barreira montada, nas rodovias de acesso ao distrito de Mazagão. A ação ocorrerá durante toda a programação da festa, desde o início da noite até a madrugada.
“São blitzes estratégicas, que atuarão para evitar que pessoas alcoolizadas dirijam veículos automotores, colocando em risco a vida delas e de outras pessoas que irão prestigiar a Festa de São Tiago”, pontuou o diretor-presidente do Detran, capitão Rorinaldo Gonçalves.
Para reforçar a fiscalização, serão utilizados testes do bafômetro, também conhecidos como etilômetro, uma das ferramentas utilizadas nas blitzes de trânsito para detectar a presença de álcool no corpo do condutor.
A multa por dirigir embriagado se enquadra como infração gravíssima e é multiplicada por dez vezes, acarretando ao condutor o pagamento de R$ 2.934,70. Outra consequência de dirigir alcoolizado é a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
“O maior intuito das ações integradas do Detran não é multar o condutor. Por isso, até chegar ao ponto da blitz, há todo um trabalho de educação planejado e executado pela Escola Pública, para que o motorista não beba e conduza o veículo. Em todo caso, a Operação Lei Seca estará presente na Festa de São Tiago para coibir toda e qualquer infração de trânsito”, destacou o capitão da Lei Seca, Erik Souza.
Educação no trânsito
A conscientização dos visitantes estará presente durante a festividade por meio da Escola Pública de Trânsito, que coordena as ações educativas de trânsito.
Durante as abordagens, a equipe promoverá o diálogo com os cidadãos, disponibilizando material explicativo sobre as infrações de trânsito, relacionadas ao uso de álcool e direção, além de outras ocorrências. O bafômetro também será utilizado para exemplificar, na prática, como funciona uma blitz da Lei Seca.
Fonte: Governo AP