InícioDISTRITO FEDERALSaúde leva serviços para expansão de Samambaia

Saúde leva serviços para expansão de Samambaia

A população da área de expansão de Samambaia, já próximo à rodovia DF-180, teve acesso a diversos serviços públicos neste sábado (5). Em parceria com o Conselho de Saúde de Samambaia, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) levou para a Escola Classe 431 (EC 431) atendimento médico, imunização, testes e exames.

“É um lugar distante, de alta vulnerabilidade, em que a população precisa que a Saúde vá lá. E a intenção da Secretaria é sempre estar cada vez mais próximo da população”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Essa facilidade de atendimento era o principal pedido do aposentado Juvenal Teixeira, 75 anos. Com dores nas pernas, ele teve consulta com um ortopedista. “Facilitou muito ser atendido aqui. O médico já me passou remédios”, conta.

Atendimentos especializados beneficiaram moradores como Juvenal Teixeira, que precisava de consulta com ortopedista | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Já a atendente Isabela Câmara, 22 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos João Miguel e Jade Manuela, de quatro e cinco anos. “Tenho que vacinar por causa da preservação deles. Agora pode não ter nada, mas e depois, no futuro?”, disse a jovem mãe. As crianças se animaram também com a visita do Zé Gotinha.

No local havia profissionais de clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia e cardiologia, dentre outros serviços. Servidores da Policlínica e do Hospital Regional de Taguatinga levaram equipamentos como um eletrocardiograma, o que permitiu agilizar os atendimentos. “Conseguimos identificar os pacientes que têm maior necessidade de tratamento”, afirma a cardiologista do HRT, Márcia Rodrigues.

O presidente do Conselho de Saúde de Samambaia, Joel dos Santos Abreu, explica que a ação social ocorre desde 2001 e se caracteriza por ser integrada aos serviços públicos. “Todo atendimento médico é inserido no sistema da Secretaria de Saúde e entra no prontuário do paciente”, ressalta.

Abreu também ressaltou a participação de voluntários e de outras instituições parceiras, como o Sesc, a Universidade de Brasília (UnB) e a Defensoria Pública. O evento teve a expectativa de participação de duas mil pessoas ao longo do dia.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA