Pesquisadores, docentes, estudantes, produtores culturais, artistas, mestres e mestras de culturas populares vão se reunir entre os dias 16 e 17 de outubro no 6° Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. O encontro é realizado pela Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) e pela Universidade de Brasília (UnB), por meio dos grupos de pesquisa e extensão Catarse (UnDF/CNPq) e Cena Sankofa (UnB/CNPq), sob a coordenação da professora Kanzelumuka, da UnDF, e do professor Jonas Sales, da UnB. Os estudantes do terceiro semestre do curso de Produção Cultural da UnDF fazem parte da comissão organizadora do evento, atuando no desenvolvimento de materiais gráficos e na gestão de redes sociais.
A programação contará com oficinas, palestras e mesas redondas. Além dessas atividades, os participantes interessados em submeter trabalhos à comissão organizadora deverão fazer a inscrição até o próximo sábado (21) nas seguintes modalidades: Chamada de Propostas para ingresso no grupo de trabalho (GT) “Poéticas, aprendizagens e processos criativos na cena negra contemporânea”; e Seleção simplificada de trabalhos artísticos no contexto das artes cênicas (teatro, dança, performance, vídeo). Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão na UnB.
De acordo com a professora Kanzelumuka, o objetivo do encontro é fomentar a produção acadêmica e artístico-cultural no que concerne às discussões e estéticas afrorreferenciadas, sobretudo em pesquisas que promovem a articulação entre ancestralidade, estéticas negras e contemporaneidade na cena.
“O 6º Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias vai ocorrer a partir de experiências de troca entre pesquisadores do país, de diversas instituições de ensino superior e da rede básica, através de palestras e mesas redondas presenciais abertas para o público”, explica a docente da UnDF. “Contará também com apresentação do grupo de trabalho ‘Poéticas, aprendizagens e processos criativos na cena negra contemporânea’ para apresentação oral de pesquisas. O GT foi criado para o compartilhamento de pesquisas na área das artes cênicas e experiências correlacionadas vinculadas às culturas negras e que buscam desenvolver práticas artístico-pedagógicas não hegemônicas, mas, sim, afrorreferenciadas. Além disso, haverá oficinas práticas de teatro negro e danças negras. As inscrições para as ações já abriram”, detalha Kanzelumuka.
Sobre a importância da realização do evento, a docente da UnDF destaca que o seminário incita de modo contínuo o protagonismo das vozes negras e dos corpos silenciados diante do epistemicídio dos saberes ancestrais e da tentativa de reduzi-los ao passado. “O evento também se move pelo desejo de desconstruir a ideia do folclórico e exótico, produzindo um corpus teórico próprio, buscando debruçar-se sobre as epistemologias afro-brasileiras e seus desdobramentos do corpo em cena na perspectiva das artes da cena”, complementa Kanzelumuka.
GT Poéticas
A chamada de propostas tem por objetivo selecionar comunicações para integrarem o grupo de trabalho “Poéticas, aprendizagens e processos criativos na Cena Negra Contemporânea”. As apresentações de trabalhos poderão ser nos formatos de comunicação oral ou performativa, organizadas em sessões a serem definidas pela comissão organizadora e conduzidas por mediadores e mediadoras. Cada comunicador e comunicadora terá até 15 minutos para a exposição de seu trabalho. O resumo deverá ser submetido até sábado (21), por meio de formulário eletrônico.
Seleção Simplificada de Trabalhos Artísticos
Nesta seleção, serão aceitos trabalhos artísticos no contexto das artes da cena produzidos por grupos, artistas, estudantes cênicos, que tenham sido desenvolvidos a partir de pesquisas e estéticas afrorreferenciadas e que dialoguem com o escopo do Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. A mostra aceitará trabalhos formatados para apresentação em palco italiano, bem como formatos direcionados a outros espaços a serem avaliados a partir das disposições espaciais do evento. Interessados em inscrever trabalhos artísticos têm até sábado (21) para preencher o formulário eletrônico.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas até 15 de outubro por meio deste link. Já para participar das palestras e mesas redondas, é preciso preencher este formulário até a data do evento.
*Com informações da UnDF
Fonte: Agência Brasília