O tenente-coronel Warley de Sousa Martins, do Corpo de Bombeiros de Goiás, se pronunciou na mesa redonda sobre “Contribuições para a preservação do Cerrado” e destacou a importância da operação Cerrado Vivo. “Ao contrário da percepção de que a operação ocorre apenas durante a estiagem, a ação vai de janeiro a dezembro, englobando prevenção, preparação e combate a incêndios florestais”.
O tenente explicou que na fase de prevenção, são realizadas orientações técnicas para proprietários rurais e palestras para jovens de 10 a 16 anos, visando preparar a comunidade para a fase de combate, que ocorre de julho a dezembro. “Este período é crítico, com danos ambientais, econômicos e sociais significativos, incluindo perda de maquinários, plantações e vidas”.
Martins mencionou o aumento no número de atendimentos relacionados a doenças respiratórias e a necessidade de um gabinete de crise integrado com vários órgãos estaduais para minimizar danos.
Warley conclui pedindo à comunidade que se conscientize sobre a importância de práticas seguras e legais e reiterou que a colaboração entre fazendeiros, brigadistas e a população é essencial para enfrentar os incêndios de maneira eficaz e minimizar o uso de recursos públicos.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias