InícioMINAS GERAISProfessoras da rede estadual de Minas Gerais participam de curso de formação...

Professoras da rede estadual de Minas Gerais participam de curso de formação na China

Após 32 anos dedicados à educação, a professora Samira Maria Araújo realizou um sonho ao participar do “Curso de Formação para Professores de Chinês Brasileiros”, um seminário de 14 dias realizado em Pequim, na China.

Ela é uma das três representantes de Minas Gerais selecionadas para o curso, realizado pelo Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, em parceria com o Governo de Minas e promovido pela Agência de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da China.

O curso, realizado de 24/7 a 6/8/2024, foi ministrado em português e teve como objetivo aprimorar as habilidades de professores brasileiros no ensino do chinês.

A formação incluiu imersão cultural e linguística, fortalecendo as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e China, além de estimular o interesse dos estudantes pelo idioma e pela cultura chinesa, criando novas oportunidades de estudo e trabalho.

Experiência transformadora

Após um rigoroso processo de seleção, 25 participantes foram escolhidos, incluindo as servidoras da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a analista educacional da Diretoria de Ensino Médio, Samira Maria Araújo, a coordenadora de Programas e Projetos Educacionais, Fernanda Antonia Souza, e a servidora da Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais Karla Cristina Cerqueira, todas de Belo Horizonte.

Durante o curso, os participantes se aprofundaram em três módulos principais: palestras sobre cultura e ensino da língua chinesa, visitas a pontos turísticos e reuniões oficiais, e atividades culturais.

As conferências abordaram temas como a gramática, fonética e metodologias do ensino do chinês, além de explorar as relações entre China e Brasil. Entre as visitas destacaram-se a Grande Muralha e diversos pontos culturais em Xangai.

Imersão cultural e aprendizado

Para Fernanda Souza, participar do seminário foi uma rica experiência profissional e cultural.

“A imersão na cultura chinesa, aliada às palestras e visitas, ampliou meu conhecimento e mostrou um caminho promissor para a cooperação entre as educações brasileira e chinesa”, afirma.

Samira Araújo também expressou seu entusiasmo. “Como professora, busco constantemente melhorar minha prática docente. A metodologia do curso foi fantástica, proporcionando uma verdadeira vivência da cultura chinesa que fez o estudo ganhar um significado profundo”, pontua.

Impacto e futuras aplicações

A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante o curso enriqueçam as metodologias de ensino na rede estadual de Minas Gerais.

Com profissionais mais capacitados, o sistema de educação do estado se tornará mais eficiente e inclusivo, oferecendo aos alunos uma visão global mais ampla e valorizando a diversidade cultural.

A diretora Karla Cerqueira destacou a importância da experiência. “A vivência internacional expande nossa visão sobre os desafios e perspectivas da educação em um contexto global. Ela ajuda a identificar áreas para inovação e promove uma maior consciência global entre os estudantes”, disse.

Ainda segundo Samira Araújo, a experiência pode abrir portas para parcerias educacionais, intercâmbios estudantis e a promoção da literatura e pedagogia bilíngue.

“Proporcionar diferentes experiências culturais é fundamental para a formação de educadores e estudantes. Estou convencida de que essa vivência na China traz um impacto autêntico e inspirador para todos nós na educação”, conclui.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA