InícioMINAS GERAISGoverno de Minas expande Projeto Somar para gestão compartilhada em escolas estaduais

Governo de Minas expande Projeto Somar para gestão compartilhada em escolas estaduais

Melhoria na qualidade do ensino, dos indicadores educacionais e promoção de práticas pedagógicas inovadoras estão entre os benefícios do modelo de gestão compartilhada proposto pelo Estado.

É com a perspectiva de alcançar melhores resultados que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), inicia nova fase do Somar, projeto inovador que promove a gestão compartilhada de escolas públicas entre o Estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Nesta quarta-feira (31/7), a gestão estadual deu mais um passo para a expansão do Projeto Somar, que permitirá que OSCs da área de educação de todo o Brasil se credenciem para colaborar na gestão compartilhada de algumas escolas estaduais de Minas Gerais. O edital de credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado e está disponível na página 53, neste link.

O governador Romeu Zema destacou a importância do Somar. “Este projeto inovador tem mostrado excelentes resultados em nossas escolas estaduais, comprovando que a gestão compartilhada entre o Estado e as OSCs pode realmente transformar a educação pública.”

Romeu Zema citou como exemplo a Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde a aprovação dos alunos saltou de 62%, em 2022, para 93%, em 2023, junto com a taxa de frequência, que passou de 95% para 98%.

“Além da melhoria nos índices de desempenho dos nossos estudantes, observamos também um maior engajamento das famílias e uma percepção positiva de segurança e organização em nossas escolas”, enfatizou.

 








 
 
   
   

 


O credenciamento representa uma oportunidade para que organizações voltadas ao viés educacional, com experiência comprovada, contribuam ativamente para a melhoria da educação no estado.

“Convidamos OSCs de todo o Brasil a participar e colaborar diretamente com a nossa educação pública. Vamos juntos somar forças e continuar transformando a educação em Minas Gerais”, pontuou Zema.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a ideia é expandir o número de escolas participantes do projeto já a partir do próximo ano letivo. “Com base nos bons resultados obtidos, o projeto agora será expandido, com previsão de ser implementado até em 80 escolas estaduais, abrangendo os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mantendo todas as escolas participantes públicas, gratuitas e atendendo aos estudantes da comunidade a que a escola pertence”, explicou.

Bons resultados nas escolas piloto

Iniciado em 2022, o Somar demonstrou a eficácia da gestão compartilhada através do projeto-piloto que resultou em melhorias significativas nas escolas participantes. Os resultados positivos foram evidentes no desempenho dos estudantes, no engajamento das famílias e na percepção de segurança e organização nas escolas.

Aumento dos índices de aprovação, de participação das famílias, engajamento dos estudantes, funcionamento ativo do Colegiado Escolar e queda na evasão são alguns dos principais resultados alcançados no Projeto Somar.

Além disso, a satisfação da comunidade escolar é avaliada por meio de pesquisas realizadas por uma empresa terceirizada. Em duas das três escolas do projeto, a percepção dos pais/responsáveis, professores/funcionários e da comunidade mudou de “Desorganização” e “Falta de Segurança” (2022) para “Boa Escola” (2023). O clima escolar também melhorou, sendo mais positivo em 2023 do que em 2022.

Relatórios da OSC parceira submetidos à SEE, conforme critérios do Termo de Colaboração, mostram que um dos destaques positivos do projeto-piloto é a Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, onde a taxa de aprovação dos estudantes aumentou de 86,9% em 2022 para 95,4% em 2023.

No mesmo período, a taxa de reprovação diminuiu de 8,5% para 4,6% e houve aumento na participação da comunidade, elevando-se de 23% em 2022 para 34% em 2023, abrangendo maior presença de estudantes, familiares, funcionários e membros da comunidade em reuniões programadas no calendário escolar.

No modelo de Minas Gerais, o Estado continuará a desempenhar seu papel de regulador e fiscalizador, enquanto as OSCs parceiras colaborarão com os diretores escolares para enfrentar os desafios das escolas públicas.

Um dos princípios importantes do Projeto Somar é que, apesar das diferenças de perfil de gestão, naturais da autonomia da direção de cada escola, o conteúdo pedagógico de todas as escolas participantes devem garantir as diretrizes educacionais previstas no Currículo Referência Minas Gerais (CRMG).

Elas também seguem o calendário escolar da rede estadual de ensino e o encaminhamento das matrículas continua via Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

“A escola passa a ter autonomia, juntamente à OSC parceira, para o desenvolvimento de metodologias específicas, investimentos e parcerias que podem contribuir para melhoria da qualidade de ensino daquela escola”, completa a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

Processo de credenciamento

O processo de credenciamento começa no dia 7/8. As instituições interessadas devem apresentar o requerimento de credenciamento, acompanhado da documentação necessária, exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O manual do usuário externo e orientações sobre o processo estão disponíveis aqui.

O objetivo é mapear OSCs interessadas para celebrar Termos de Colaboração com a SEE, visando a gestão compartilhada de determinadas unidades escolares. O credenciamento deve ser realizado até o dia 4/9.

“As OSCs interessadas em participar, primeiramente, precisam comprovar a experiência na área educacional e ter capacidade técnica para desenvolver as competências previstas na gestão compartilhada”, explica a subsecretária Kellen.

As Organizações da Sociedade Civil serão avaliadas com base em seu Estatuto Social, experiência na área educacional e capacidade de gestão e execução de projetos. Devem ter pelo menos dois anos de existência e experiência comprovada na gestão educacional. Todos os critérios estão disponíveis no edital.

Publicação dos resultados

Os resultados dos pedidos de credenciamento serão publicados no Diário Oficial do Estado, e a lista de organizações credenciadas será mantida no site da SEE. Pedidos de esclarecimentos sobre o processo de credenciamento podem ser enviados no e-mail diem.credenciamento@educacao.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas Gerais

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