InícioAmapáParque Meio do Mundo recebe crianças do projeto social ‘Campo da Fé’...

Parque Meio do Mundo recebe crianças do projeto social ‘Campo da Fé’ da Paróquia São Paulo VI

Cerca de 150 crianças do projeto social ‘Campo da Fé’ da Paróquia São Paulo VI visitaram o Parque Meio do Mundo | Foto: Abraão Araújo/PMM

Nesta sexta-feira (5), o Parque Meio do Mundo recebeu cerca de 150 crianças do projeto social da “Campo da Fé” da Paróquia São Paulo VI, localizada na Zona Norte de Macapá. A iniciativa auxilia a educação, o cuidado infantil e reúne integrantes dos bairros Infraero 2, Ilha Mirim, Açaí, Macapaba e Parque dos Buritis.

O parque recém-inaugurado possui a primeira Selvinha da capital, que atrai munícipes de todas as regiões e garante a diversão do público infanto-juvenil. Em 62 mil metros quadrados, a área molhada chama atenção pelas esculturas de animais e insetos nativos da fauna amazônica, bem como proporciona diversão regada pelos chuveiros acoplados nos escorregadores.

A integrante Maria Júlia, 12, conheceu a área pela primeira vez e viveu a primeira experiência em uma colônia de férias. “[O parque] é muito legal e bonito. Fazemos muita coisa no projeto. Tem momento de oração e de brincadeira. Eu me diverti muito”, conta.

Durante a reforma protestante, nasceu o lema “ao lado de cada igreja, uma escola”. A Igreja Católica não adotou o pensamento de forma oficial. Contudo, algumas paróquias e dioceses realizam trabalhos com foco na educação dos fieis.

Regente da Paróquia São Paulo VI, padre Davide Chiamarella | Foto: Abraão Araújo/PMM

O regente da Paróquia São Paulo VI, padre Davide Chiamarella, foi o idealizador do projeto “Campo da fé”. Ele relatou que as crianças recebem aulas de reforço escolar e são acompanhados pela comunidade cristã. Durante o mês de julho, o grupo optou por uma colônia de férias para manter contato com os assistidos.

De acordo com Chiamarella, é comum que as igrejas do país de origem, a Itália, organizem programações para atender o público infanto-juvenil. A ideia foi importada, “mas era necessário garantir que o projeto fosse adaptado às realidades dos macapaenses” e que os pais “estivessem cientes que o trabalho é apenas um reforço do cuidado, atenção e educação, que devem ser aprendidos em casa”.

“É comum falar sobre terceirização da educação. Muitas famílias entregam a própria criança na escola e esperam que ela saia bem formada. Mas, na verdade, não é assim. Todo mundo tem que estar envolvido dentro deste pacto educativo”, relata.

O assessor especial da Administração do Parque Meio do Mundo, Max Ataliba, enfatizou que o espaço está aberto à comunidade. “O lugar foi concebido em um local que tinha poeira e lama. Atualmente, proporciona lazer, saúde física e mental. Estamos de braços abertos para recepcionar todos os públicos. Recebemos escolas públicas, particulares, pessoas de Santana e Mazagão. Os interessados em agendar visita com grupos podem procurar o atendimento da diretoria, ao lado da praça de alimentação, em horário comercial”, explica.

| Fotos: Abraão Araújo/PMM

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA