Caxias do Sul: três acusados pelo MPRS são condenados por tentativas de homicídio contra policiais militares
Três homens denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foram condenados por tentativa de homicídio qualificado contra três policiais militares e por corrupção de menor. O julgamento ocorreu nesta terça-feira, 28 de outubro, em sessão do Tribunal do Júri em Caxias do Sul.
Os crimes aconteceram em 28 de fevereiro de 2022, quando os réus, acompanhados de um adolescente, se dirigiram a uma residência com o objetivo de executar uma pessoa por questões relacionadas ao tráfico de drogas. No local, foram surpreendidos por policiais militares, que realizaram a abordagem. Os agentes foram recebidos com dezenas de disparos de arma de fogo, que atingiram a viatura discreta. Após o ataque, os três acusados e o adolescente fugiram e se esconderam em uma área de matagal. Os três homens foram presos em flagrante, e o adolescente, apreendido.
Durante a ação, foram apreendidos um automóvel com placas clonadas, uma pistola calibre 9mm, munições, um carregador tipo “pente de 30”, uma balaclava e estojos de munição deflagrada.
A defesa alegou que os réus não sabiam que se tratava de policiais e que teriam agido em legítima defesa, acreditando estarem diante de inimigos. As teses foram rejeitadas pelo Conselho de Sentença, a pedido do Ministério Público.
Dois dos réus foram condenados a 43 anos e seis meses de reclusão, enquanto o terceiro recebeu pena de 31 anos e um mês.
O promotor de Justiça Marcelo Fischer, que atuou no julgamento, destacou a importância da decisão: “Os jurados de Caxias do Sul reafirmaram que estão lado a lado com o Ministério Público e com as forças de segurança. Quem atira em policiais atenta contra o Estado Democrático de Direito. Casos como esse devem receber uma resposta contundente do Estado.”
