Saúde e Bem-Estar aborda benefícios das terapias integrativas e sistêmicas
Terapeuta Maria Daluz Lima disse que prática se espalhou para diversas partes do mundo, sendo utilizada não apenas na terapia familiar, mas também em contextos organizacionais
Agência Assembleia
Nesta quarta-feira (29), o programa Saúde e Bem-Estar, da Rádio Assembleia (96,7 FM), abordou o tema benefícios da constelação e da terapia familiar sistêmica. A apresentadora do programa, radialista Marina Sousa, conversou com a terapeuta familiar sistêmica, Maria Daluz Lima, que detalhou de que forma as terapias integrativas podem contribuir para a saúde das pessoas.
Maria Daluz esclareceu que a constelação sistêmica tem raízes na psicoterapia familiar e que, ao longo do tempo, as suas técnicas e abordagens tornaram-se distintas.
“Essa prática se espalhou para diversas partes do mundo, sendo utilizada não apenas na terapia familiar, mas também em contextos organizacionais e os laços mais enraizados dessa teia estão entre as famílias. Esse é um momento marcante, considerando que há pouco dias o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a importância da espiritualidade na saúde. E essa espiritualidade inclui as terapias integrativas, que têm um olhar mais amplo que vai além da matéria, do corpo, do físico”, afirmou.
A terapeuta informou ainda que a constelação é uma terapia fenomenológicas e sistêmica que promove equilíbrio, autoconhecimento e transformação nas pessoas.
“Ela traz uma abordagem não só individual, mas sistêmica, que inclui todo o sistema familiar e traz à tona questões que são inconscientes. Nós somos regidos muito mais pelo inconsciente do que pelo consciente. A constelação traz ao consciente, são as dinâmicas que nos levam a repetir padrões”, explicou.
Emaranhamentos
A terapeuta disse também que essas repetições de padrões como, por exemplo, o alcoolismo, a infidelidade, doenças que se repetem e outros, são chamados de emaranhamentos e que cada família tem uma história mais ou menos grave dentro desse padrão de repetição.
“Esse olhar das constelações, o diferencial é trabalhar o fenomenológico e não pelo mental. A psicoterapia, com todo respeito e reconhecendo seu valor, olha para o indivíduo, enquanto a constelação olha para o sistema. É acolher esse sistema que faz a diferença”, explicou.
O programa ‘Saúde e Bem-Estar’ vai ao ar todas às quartas-feiras, a partir das 10h, apresentado pelas radialistas Leda Lima e Marina Sousa, sendo transmitido pelo YouTube da Rádio Assembleia. O programa conta com a participação dos ouvintes por meio do Whatsapp (3269-3009).
