InícioAlegoUnidade prisional modelo

Unidade prisional modelo

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quarta-feira, 15, visita técnica às instalações do Complexo Prisional Penal Daniella Cruvinel. Acompanharam a visita o presidente e vice-presidente da Comissão, deputados Delegado Eduardo Prado (PL) e Coronel Adailton (Solidariedade), e o líder do governo na Alego, deputado Talles Barreto (UB). O tour foi guiado pelo diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

A comitiva foi recebida pelo Grupo de Operações Penitenciária Especiais (Gope) para um café da manhã preparado pelos apenados. De início, os legisladores visitaram as instalações de preparo e treinamento dos policiais penais. O local conta com academia completa e diversas opções de lazer, como campo de futebol, tênis de mesa e churrasqueira.

Na sequência, o grupo visitou as obras do novo pavilhão que contará com celas modernas, arejadas e mais seguras. A construção visa, sobretudo, a reduzir a superlotação das celas e acomodar os recentes condenados. Serão ofertadas 1,6 mil novas vagas no complexo.

Processo de ressocialização

O grupo também visitou espaços fundamentais para o processo de ressocialização dos presidiários, como biblioteca, escola e indústria. Josimar explicou, por exemplo, que a brinquedoteca é um diferencial da unidade, pois permite que alguns apenados possam receber a visita dos filhos num ambiente descontraído e sem a aparência de uma prisão. “Aqui, o preso não usa algema, para que os filhos pequenos, que não tem muita noção do que é esse local, não veja o pai nessas condições, não passe a ideia de que aqui é uma cadeia e que o pai está condenado”, disse.

Quanto à biblioteca, o deputado Talles Barreto enalteceu a iniciativa e pontou que “a parte pedagógica é fundamental para o processo de ressocialização”. O local conta com clássicos da literatura como O Alienista, de Machado de Assis, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, A Ilíada, de Homero, entre outros.

O complexo também oferece aos presos a possibilidade de redução da pena mediante trabalho. Desse modo, oferece postos de mercenária, serralheria, alfaiataria e estamparia. Os legisladores ganharam de brinde um tabuleiro de xadrez, esculpido a mão pelos presidiários. Há, ainda, uma unidade de ensino da rede estadual e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que permite aos presidiários concluírem o ensino médio e ingressarem em cursos técnicos. Assim, ao concluírem a sentença, os apenados são liberados com preparação técnica para ingressar no mercado de trabalho.

Sistema prisional moderno

Presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado Delegado Eduardo Prado assinalou a transformação no complexo prisional. “Eu sou delegado de classe especial e já fui diretor de presidio e vejo uma transformação, uma mudança de pensamento e gestão, com novas celas e melhores estruturas que vão garantir a dignidades dos presos”, disse. O legislador mencionou a importância de valorizar os servidores da Segurança Pública e afirmou que a segurança do Estado é garantida pelo trabalho dos policias, inclusive os penais.

Por fim, o deputado pontuou que novas visitas, em outras unidades penais do Estado, estão previstas e ressaltou a importância de que outros parlamentares também acompanhem a iniciativa para conhecer o sistema me promover melhorias. “Nessas visitas parlamentares a gente conhece de perto e vê que as emendas parlamentares, por exemplo, estão sendo efetivamente aplicadas. A gente precisa ajudar o sistema prisional a se modernizar. Se temos a segurança pública mais efetiva do Brasil, também precisamos ter o melhor sistema prisional, moderno, e ser exemplo para o Brasil. Quando você passa a ter um sistema seguro, efetivo e humano, você consegue reduzir o número de atividades criminosas”, apontou.

O vice-presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton, destacou a atuação da Polícia Penal na concepção da melhor segurança pública do País.  “Hoje, nós estamos vivenciando diretamente a transformação da segurança pública em Goiás. O resultado de sucesso que temos envolve o trabalho completo de diversos órgãos, desde o policial fardado nas ruas à investigação da Polícia Civil, e, aqui, para onde o preso condenado é encaminhado”, disse.

O legislador revelou, ainda, que tinha a recuperação de presos como utópico. “Aqui não é mais a faculdade do crime. Hoje, presencialmente, eu percebo a realidade de recuperação dessas pessoas. O reeducando vem para cá para cumprir esse papel de reeducação, de possibilidade efetiva de voltar a vivenciar com a comunidade e de ser bom prestador de serviço dentro da sociedade goiana”, observou. Por fim, Coronel Adailton parabenizou a todos os servidores que atuam no sistema e ressaltou que a Polícia Penal é exemplo para todo o Brasil.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA