InícioPARANÁEncontro memorável: Orquestra Sinfônica do Paraná recebe João Carlos Martins

Encontro memorável: Orquestra Sinfônica do Paraná recebe João Carlos Martins

Um encontro que, com certeza, será memorável. A Orquestra Sinfônica do Paraná recebe João Carlos Martins, grande maestro e pianista reconhecido internacionalmente como o maior intérprete do compositor clássico Johann Sebastian Bach. O encontro acontece no dia 14 de abril (domingo), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos estarão disponíveis a partir das 10h desta quarta-feira (3) na bilheteria e também pela internet.

O momento promete ser marcante não só para o público, como também para os músicos e o diretor musical e regente titular da Sinfônica do Paraná, maestro Roberto Tibiriçá. “É muito emocionante para mim. Somos amigos há mais de 50 anos. O público paranaense vai ficar emocionado neste encontro com o velho maestro, como ele gosta de ser chamado”.

João Carlos Martins será solista e vai dividir o palco, regendo, junto com o maestro Tibiriçá. O programa conta com obras de Sebastian Bach, com solo de piano de João Carlos Martins em composição de Amadeus Mozart e movimentos para concerto com trechos de Ludwig van Beethoven, Tom Jobim, Ennio Morricone e Astor Piazzola.

A admiração de Tibiriçá pelo colega músico já vem de tempos e se renova. “O maestro Eleazar de Carvalho, que foi meu professor, tinha uma admiração muito grande por João Carlos. Um dos grandes feitos dele como músico foi gravar toda a obra de Bach, é algo impressionante. E hoje é um exemplo de superação”, destaca Tibiriçá.

TRAJETÓRIA – João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano aos 8 anos e aos 13 a carreira como músico – aos 18 anos já se apresentava no Exterior. Considerado um dos maiores interpretes do século XX, devido a problemas físicos teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência. Em 2004, aos 63 anos, Martins iniciou uma nova carreira, como maestro, transformando-se no músico clássico brasileiro mais requisitado pelo Brasil afora.

Atualmente, à frente da Filarmônica Bachiana Sesi-SP, ele tem trabalhado em prol da democratização da cultura, levando música erudita para as mais diversas plateias em todo o país.

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), estão disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra, aberta de segunda-feira a sexta, das 10h às 19h, e no site DeuBalada.com.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA