InícioAlegoReconhecimento da Folia de Reis como patrimônio religioso e cultural goiano é...

Reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio religioso e cultural goiano é proposta da deputada Bia de Lima

A deputada Bia de Lima (PT) propõe, por meio da matéria de n° 2885/24, o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio religioso, cultural e imaterial goiano. O projeto tem como objetivo valorizar e fomentar as comemorações religiosas vinculadas à Folia de Reis, que celebra e festeja a visita dos três Reis Magos Gaspar, Melchior e Baltazar ao menino Jesus após seu nascimento. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). 

“Segundo a tradição bíblica, os reis avistaram, no céu, a estrela de Belém, foram de encontro com Messias, presenteando-lhe com mirra, ouro e incenso que representam imortalidade, realeza e fé”, explicou Bia. Além disso, a Festa de Santos Reis ou Risada, é tradicionalmente realizada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.

O festejo destaca-se por ser essencialmente regional, cada Folia de Reis possui características próprias que podem variar de acordo com o costume local. As vestimentas dos foliões são destaque da celebração com cores vibrantes, pedrarias, fitas e brilhos.

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA