Criado há 26 anos, o Parque Estadual da Serra de Jaraguá é uma área de importância ecológica, cultural e desportiva para o povo goiano. Para proteger não apenas seus limites físicos, mas também tradições, memórias e valores, Bia de Lima (PT) defende que a área seja reconhecida como Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano. A proposta tramita sob o nº 2887/24 e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Leis.
A deputada afirma, na justificativa, que a importância do parque, localizado nos municípios de Jaraguá e São Francisco de Goiás, vai além das questões ambientais. “Ele desempenha um papel significativo na vida da comunidade, sendo utilizado para práticas desportivas. Além disso, é ponto de partida para o Caminho de Cora Coralina, rota que reproduz o trajeto feito por exploradores da região séculos atrás, o que tem contribuído para o aumento do fluxo de visitantes”.
O texto sugere, ainda, que 13 de janeiro seja declarado como o Dia Estadual do Parque Estadual da Serra de Jaraguá. A data tem como objetivo conscientizar sobre a preservação do local, além de promover atividades educativas e culturais relacionadas ao parque.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias