Aplicativo da Sefaz-PI é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Publicado em: 28/10/2025 23:09

O Aplicativo Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI) é um dos projetos selecionados para a etapa final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, organizado pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

“Estamos muito felizes por, mais uma vez, o trabalho da educação fiscal do Piauí ser reconhecido nacionalmente. Já conquistamos o 2º lugar no ano passado, na categoria escola, e estamos confiantes que vamos obter mais essa conquista em 2025. Além de inovador, esse aplicativo é um estímulo à aprendizagem sobre a educação fiscal e à promoção da cidadania”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

De iniciativa da Sefaz-PI, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-PI), o aplicativo educativo conscientiza sobre a função social dos tributos e incentiva a exigência da nota fiscal, com quizzes, textos temáticos e jogos. Voltado a estudantes, professores, servidores e cidadãos em geral, o app serve como apoio pedagógico em sala de aula, promove competições educativas e estimula o controle social pela informação.

Os projetos selecionados neste ano de 2025 disputam quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia, sendo que o aplicativo da educação fiscal do Piauí concorre na categoria tecnologia. “Essa conquista é fruto do reconhecimento de um trabalho coletivo, construído com dedicação por servidores comprometidos com a missão de aproximar o cidadão da gestão pública e fortalecer a consciência fiscal no nosso Estado. Agradecemos à equipe do GEFE/PI, à Sefaz, e a todos os parceiros que acreditam na Educação Fiscal como instrumento de transformação social”, ressalta a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Piauí, Alcionea de Castro.

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal reconhece iniciativas que promovem transparência, impacto social e a participação cidadã. Portanto, premia iniciativas que promovem a Educação Fiscal, incentivam a cidadania e contribuem para uma sociedade mais transparente e participativa.

“Estar entre os finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal com o nosso aplicativo é uma conquista que reflete o esforço conjunto dos servidores que acreditam na força da educação fiscal como ferramenta de transformação social. O aplicativo nasceu com o propósito de aproximar o cidadão da realidade tributária e promover uma relação mais consciente com o uso dos recursos. Ver esse trabalho reconhecido nacionalmente é motivo de grande satisfação e incentivo para continuarmos inovando. Agradecemos a todos os parceiros que acreditam nesse projeto e reforçamos o nosso compromisso de seguir levando informação, cidadania e transparência a cada piauiense”, afirma a Gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Domiciana Camargo.

No ano passado, o Piauí também recebeu a premiação, conquistou o 2º lugar do prêmio nacional de educação fiscal, com o projeto Moeda do Conhecimento: desvendando a educação fiscal, desenvolvido pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Mário Raulino, uma escola pública estadual de Altos.

Comissão julgadora (Foto: Ascom Sefaz)

 O Piauí está disputando a final com dois projetos, na categoria tecnologia

Nesta edição de 2025, o Prêmio registrou 485 inscrições, um crescimento expressivo e um marco histórico para a iniciativa organizada pela Febrafite. Dessas, 145 foram selecionadas na verificação in loco, feita por auditores fiscais nos locais de cada projeto, e passaram por análise técnica, metodológica e de impacto social antes da seleção final.

Vale ressaltar que o aplicativo da educação fiscal Piauí está concorrendo com mais dois projetos na categoria tecnologia, sendo os dois outros projetos de Campo Grande (MS): 1) Jogo Digital Fiscalização Animal com Jack Arex e Karol Karol, um jogo digital que ensina educação fiscal a pré-adolescentes e adolescentes por meio de narrativa, ação e investigação em um universo de fábula inspirado no Mato Grosso do Sul; e 2) Uma Nova História para Educação Fiscal do MS: Brincando e Aprendendo através de Jogos Lúdicos, projeto estadual que desenvolve jogos digitais para ensinar educação fiscal de forma lúdica, envolvendo estudantes do IFMS. Os jogos “Desafios da Educação Fiscal” e “Tributo do Milhão”.

A cerimônia que anunciará os vencedores será realizada no dia 18 de novembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), reunindo autoridades, gestores públicos, finalistas e representantes das entidades parceiras.

Conheça os finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Compartilhar

Faça um comentário