InícioAlagoasPrefeito JHC destaca medidas da Prefeitura para enfrentar situação de risco

Prefeito JHC destaca medidas da Prefeitura para enfrentar situação de risco

Em entrevista ao Programa Estúdio I, da Globo News, o prefeito JHC destacou as medidas adotadas pela Prefeitura de Maceió diante do risco iminente de colapso da mina 18, localizada no bairro do Mutange. O gestor também destacou a responsabilidade da Braskem e cobrou apoio mais efetivo dos governos federal e estadual.

“É um problema complexo, que começou em março de 2018. Hoje, é mais um capítulo desta tragédia com o risco de colapso da Mina 18 e a população é vítima”, afirmou o prefeito. “É uma dor crônica, sempre presente, nos assombrando”, acrescentou JHC.

O prefeito ressaltou ainda a falta de fiscalização da atividade de mineração ao longo dos anos em Maceió. “Quem deveria fiscalizar e supervisionar se silenciou. Não poderia ter deixado de fiscalizar. O governo que deu a licença tinha este papel de supervisionar as minas. A exploração gananciosa e predadora da Braskem gerou um dano material e social sem tamanho”, disse.

JHC informou também que todas as medidas que poderiam ser tomadas pela Prefeitura foram adotadas. O Gabinete de crise, instituído para atuar desde a iminência do colapso na mina, conta com a atuação de 350 servidores da Prefeitura. Outros dois mil servidores municipais, de 18 pastas, estão de plantão.

“Nosso plano de contingência segue a literatura mundial e todos os protocolos estão sendo respeitados. Toda a área já foi evacuada e todas as famílias foram retiradas da região. Seguimos monitorando a área”, afirmou JHC.

Sobre a atuação dos governos federal e estadual, o prefeito ressaltou que Maceió precisa de um apoio mais efetivo para enfrentar a situação e as consequências na cidade após o possível colapso da Mina 18.

“Dobramos a capacidade de atendimento e monitoramento da Defesa Civil, mas é necessário um suporte mais amplo da União e do estado”, finalizou o prefeito de Maceió.

SECOM

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA