Rosângela Rezende promove, nesta sexta-feira, 24, homenagem aos coletores e promotores da economia circular

0
110

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promove, nesta sexta-feira, 24, sessão solene extraordinária em homenagem aos coletores e promotores da economia circular no Estado de Goiás. A solenidade, de iniciativa da deputada Rosângela Rezende (Agir), terá a entrega do Certificado do Mérito Legislativo e ocorrerá às 14 h, no Plenário Iris Rezende Machado.

Economia circular é um conceito que associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação, com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Baseia-se em repensar a forma de desenhar, produzir e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais. Trata-se de um aperfeiçoamento do sistema econômico atual, que visa a um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.

Além disso, ultrapassa o âmbito e o foco das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando um escopo mais amplo, que engloba desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio até a otimização da utilização de recursos.
Os coletores são promotores da economia circular e desempenham um papel importante, pois é, por meio deles, que se traz um benefício direto para o meio ambiente, pois reduz a quantidade de resíduos sólidos despejados nos lixões urbanos e aterros sanitários, permite o reaproveitamento de materiais gerando novos produtos, e causam menos impacto na natureza, em especial, ao solo, rios e lençóis freáticos.

A parlamentar ressalta a importância do reconhecimento e valorização dos trabalhadores que atuam nesse processo de coleta de materiais recicláveis e a implantação de políticas públicas condizentes com a importância desses profissionais na cadeia da economia sustentável, em especial, programas de assistência, promoção social e de saúde.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias