A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está realizando, neste momento, uma sessão solene extraordinária para homenagear os conselheiros tutelares de Goiás. A solenidade acontece no Auditório Carlos Vieira e é promovida por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), em reconhecimento à importante missão desempenhada por esses profissionais em defesa dos direitos da população infanto-juvenil.
Fazem parte da mesa de trabalhos da solenidade, além do deputado Bruno Peixoto; a deputada Dra. Zeli (UB); a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás (ACETEGO), Sudário Berto de Souza; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lucimar Gomes Ferreira; a vice-presidente da Associação de Conselheiros Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás, Daniela Paula de Freitas Fernandes; e o conselheiro de ética da Divisão de Agentes de Proteção do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Goiânia, Rafael Zardine.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar tem a missão institucional de proteger os direitos da criança e do adolescente, incluindo o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à vivência familiar e comunitária. Para cumprir essa missão, é fundamental que os conselheiros tutelares sejam pessoas capazes de realizar um trabalho coerente, responsável e comprometido com a causa. Portanto, a escolha consciente de candidatos que atendam aos pré-requisitos exigidos é de suma importância.
Apesar do voto para escolher os conselheiros tutelares não ser obrigatório, esse processo de escolha é um ato de cidadania significativo. Cada voto representa uma decisão consciente em prol do bem-estar das próximas gerações. Ao votar em um candidato, o cidadão escolhe quem irá representar a comunidade e atuar como um elo entre a sociedade e os órgãos públicos.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, reitera a importância do reconhecimento dessa classe e destaca que a defesa dos direitos da criança e do adolescente deve ser uma das bases da sociedade. A sessão solene presta homenagem a esses profissionais que se dedicam e se comprometem na proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias