InícioAlegoDeputado Ricardo Quirino promoveu o 8º Fórum Gerontológico em Planaltina de Goiás,...

Deputado Ricardo Quirino promoveu o 8º Fórum Gerontológico em Planaltina de Goiás, no sábado, dia 4

A Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás promoveu no sábado, 4, na Câmara de Vereadores de Planaltina de Goiás, o 8º Fórum Gerontológico, com o tema “Educando Para Gerar Respeito”. O evento é idealizado pelo presidente da comissão, deputado Ricardo Quirino (Republicanos).

Além do parlamentar, participaram do evento as seguintes autoridades: o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomario de Sousa Medeiros (PSL); o presidente da Câmara de Planaltina de Goiás, vereador Raimundo Goods (PSL); os vereadores do Republicanos Jailton Batista (Planaltina), Andrezão (Luziânia), Marcos Oliveira (Novo Gama), e Luciana Cândida (Cristalina); o vice-prefeitos de Águas Lindas, Jorge Amaro (Republicanos); secretário do Idoso do Distrito Federal, deputado distrital Martins Machado (Republicanos) e o ex-prefeito de Planaltina  André Magalhães (PRB).

Ao abrir o evento, o legislador disse que é necessário levar conhecimento e promover a valorização e a integração social da população idosa e incentivar o convívio com pessoas de outras gerações. Essa “troca” é enriquecedora para todos. “Essas pessoas vão ter acesso a informações que diariamente não chegam até elas, essa é a realidade, então expandir o conhecimento e expandir essas informações se faz importante. Ganham aqueles que estão em casa com aquilo que aprenderam e ganha a própria sociedade”, afirmou.  

A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e respeitar a população com 60 anos ou mais e também de difundir os direitos deste público.

Palestras

Durante o fórum, os convidados participaram de três palestras voltadas ao direito da pessoa idosa. Ricardo Quirino ministrou sobre a autonomia e independência das pessoas idosas.  A juíza arbitral Marlene Moreira dos Santos falou do preconceito contra a pessoa idosa no mercado de trabalho. Por último, a psicóloga clínica Ludnara Alves de Castro explanou sobre a comunicação com a pessoa idosa.

A inserção ou permanência da pessoa idosa no mercado de trabalho esbarra com o “etarismo”, termo que diz respeito à discriminação baseada na idade das pessoas. O preconceito pode levar a dificuldades em atividades básicas do cotidiano. Por isso, a juíza Marlene explanou sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com mais de 60 anos. Ela lembrou que o aumento dessa faixa etária é significativo nos  últimos anos no Brasil. “Temos que fazer um trabalho de ‘formiguinha’ junto à população. O direito dos idosos não acontece na prática, muitas vezes, por falta de conhecimento, infelizmente.”

A psicóloga Ludnara afirmou que para ter uma relação saudável é preciso ter uma boa comunicação. “As pessoas idosas precisam ser tratadas com empatia, com respeito. As pessoas precisam parar para ouvir, o que tem sido cada dia mais difícil, ouvir o outro. Então se você ouvir a história que aquele idoso está passando você vai conseguir ajudá-lo da melhor forma possível”, pontuou.

Para valorizar a arte local, o evento contou com apresentações artísticas da comunidade de Planaltina. A primeira apresentação foi o grupo de dança do Instituto Cultural Cactos. Na sequência, houve a apresentação de Emerson Violeiro.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA