Na tarde desta quarta-feira, 27, durante o Pequeno Expediente, Ricardo Quirino (Republicanos) apontou para a importância da data de 1° de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa. Quirino preside a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego.
Para sustentar a relevância dessa classe no País, o parlamentar trouxe dados de consumo dos 32 milhões de brasileiros acima de 60 anos, quase um milhão deles em Goiás. Quirino afirmou que, desde 2014, estes representam 20% do consumo nacional. Ele citou cenários em que a pessoa idosa é responsável, por exemplo, pela manutenção de sua residência, contribuindo com a educação de familiares, entre outros, colaborando, de forma ativa, na economia.
Ele lembrou que a data comemorativa coincidirá com as eleições para os Conselhos Tutelares em todo o País, mas ressaltou que a data não pode passar desapercebida por essa razão. “Passa um pouco desapercebido, mas não a nós, e não àqueles que lutam pela valorização da pessoa idosa”, afirmou.
Ao fim de sua fala no Pequeno Expediente, Ricardo Quirino, convocou os colegas parlamentares para o engajamento à causa. A data, para o deputado, lembrou a sociedade que esse é um público que “precisa ser atendido, mas não de forma assistencialista. Vamos olhar para essa população com olhar diferenciado”, conclamou. Ele agradeceu, por fim, ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) pela entrega do Centro Dia, uma unidade de socialização de pessoas idosas, em Parque das Flores.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias