Na audiência pública que está sendo realizada na manhã desta terça-feira, 26, no no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que discute a doença pulmonar obstrutiva crônica, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Gustavo Sebba (PSDB), pontuou que trouxe essa discussão à tona devido ao impacto que essa doença causa na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos o projeto de lei 822/23 que institui o Dia da Pessoa com Doença Obstrutiva Crônica, na terceira quarta-feira do mês de novembro. Essa matéria tem intuito de chamar a atenção para a prevenção, diagnóstico e tratamento, Por isso, buscamos trazer a conscientização de uma doença que não tem cura. Sabemos do impacto que esse mal causa, e com essa discussão queremos levar informações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o parlamentar.
Sebba pontuou ainda que os gestores municipais também podem encontrar formas de desenvolver campanhas para realizar o diagnóstico precoce para que as pessoas afetadas possam receber o tratamento adequado. Dessa forma, esses pacientes podem estabilizar os seus quadros. “Com a aprovação desta lei que está em tramitação na Casa, podemos desenvolver ações mais concretas”, disse o propositor da audiência pública.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias