Nesta terça-feira, 19, a Casa de Leis recebeu a visita dos estudantes do Colégio Goyases. No período da manhã, os alunos do 4º e 5º ano participaram de mais uma edição do projeto Escola do Legislativo. Já no período vespertino foi a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano do colégio. O projeto é uma iniciativa da Seção de Educação para Cidadania da Casa.
O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino fundamental conhecimentos sobre cidadania, política e a importância do Poder Legislativo Nacional, contribuindo para uma educação voltada para a formação de cidadãos, dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas, a atuar criticamente na sociedade e na construção de seu próprio destino.
Pela manhã, os alunos puderam participar da palestra sobre “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo professor Maurício Barbosa Paranaguá. Maurício pontuou a importância de aproximar a sociedade e o Parlamento, tratando sobre as funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também as atribuições de cada representante.
Já a professora do 4º ano do Colégio Goyases, Luiza Maria de Mendonça ressaltou que política e cidadania formam um conteúdo que vem sendo abordado em sala de aula, e que essa visita à Assembleia Legislativa se torna uma aula prática, pois os alunos podem presenciar de perto a função do Legislativo, por meio de uma vivência participativa.
Para a aluna Cecília Santana, a expectativa era grande nessa visita e seu maior desejo era conhecer os deputados, além de outras profissões que são exercidas na Casa e como cada uma é desenvolvida. Os alunos puderam circular, ainda, pelas dependências do Palácio Maguito Vilela, conheceram o Plenário Iris Rezende e presenciaram uma sessão solene extraordinária, que estava sendo realizada no momento.
No período vespertino, os alunos tiveram a oportunidade de participar da palestra sobre “Direitos Humanos, Democracia e Poder Legislativo”, ministrada pelo analista legislativo Miguel Gusmão Filho. Na palestra, Gusmão abordou a necessidade de promover a compreensão dos direitos humanos, partindo de sua origem histórica referente às leis nacionais e internacionais, para que os participantes possam ter uma aproximação do Parlamento em relação às funções do Poder Legislativo.
Ele também destacou que o propósito das palestras é contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania entre os estudantes e promover uma aproximação entre a sociedade e a comunidade estudantil.
Para a aluna Isabela Martins, a visita ao Parlamento foi uma grande experiência, pois seu maior desejo era conhecer as dependências do Palácio Maguito Vilela e os deputados, principalmente o plenário.
Ao finalizar a visita, os estudantes também tiveram a chance de circular pelas dependências da Casa de Leis e presenciar a sessão ordinária híbrida que estava sendo realizada no Plenário Iris Rezende.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias