Por iniciativa do deputado Wilde Cambão (PSD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) concederá, na terça-feira,19, em sessão solene extraordinária, a entrega do Certificado de Mérito Legislativo em homenagem ao Dia de Doação de Órgãos. A sessão ocorrerá às 9 horas, no Plenário Iris Rezende Machado.
O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, campanhas de conscientização e incentivo à doação de órgãos são realizadas para promover a importância desta data, sendo que a cor verde é utilizada para lembrar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas.
O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.
Em números absolutos, somos o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Aqui, pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública.
Podem ser doados rim, fígado, coração, pâncreas, pulmão, tecidos, córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), avançou no transplante de órgãos nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. No primeiro bimestre deste ano, foram 16 transplantes no estado, número maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 13 transplantes.
Neste sentido, o parlamentar vê a importância de destacar um assunto tão importante e homenagear os profissionais que atuam na equipe de transplante, sejam como médicos, diretorias, centro de operações e equipes multidisciplinares.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias