InícioAlegoProjeto da Governadoria que altera Código Tributário recebe aval definitivo do Plenário

Projeto da Governadoria que altera Código Tributário recebe aval definitivo do Plenário

Reunidos em sessão ordinária, na tarde desta quinta-feira, 14, os deputados aprovaram em segunda votação a proposição no 1805/23, oriunda da Governadoria.

Trata-se de alterar normas do Código Tributário do Estado de Goiás para adequá-lo, por orientação da Secretaria de Estado da Economia, ao que prevê a Lei Complementar federal nº 192/22, que define os combustíveis sobre os quais incidirá, uma única vez, o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Busca-se também a adequação a três Convênios ICMS – nº 199/22, nº 15/23 e nº 26/23. A Secretaria explica que a sistemática da tributação monofásica do ICMS não comporta aproveitamento de crédito das saídas do Óleo Diesel A, B100, GLP e GLGN, e, também, das operações de Gasolina A e Etanol Anidro Combustível (EAC).

As alterações visam reproduzir na legislação estadual a vedação de apropriação de crédito das operações e das prestações antecedentes às saídas dos combustíveis e inserir dispositivo sobre direito a crédito da aquisição de gasolina C, óleo diesel B, GLP e GLGN (em casos específicos), além de pontuar ressalvas sobre o texto vigente e itens para serem revisados a respeito do tema. 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA